Editorial – Mais cultura e esportes para os jovens

Por Portal Opinião Pública 04/05/2023 - 11:44 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Descentralizar os espaços culturais e de prática esportiva. Essa deveria ser uma política pública cada vez mais incentivada nas grandes cidades de todo o país para aproximar os jovens das artes e dos esportes. Afinal, as duas áreas podem trazer inúmeros benefícios para crianças e adolescentes.

Ferramentas sociais muito importantes, tanto as expressões artísticas – sejam elas música, pintura, teatro, dança e tantas outras – quanto a prática esportiva podem mudar vidas. Imagine o impacto positivo que a vida de muitas crianças e adolescentes poderia ter pelo simples fato de estarem em contato com educadores e outros jovens em situação semelhante. Para elas, seria uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal e social em um ambiente que pode extrair o melhor delas.

Além disso, imagine quantos cantores, atores, pintores, dançarinos e atletas das mais diversas modalidades não podem surgir caso haja oportunidades para que eles entrem em contato com um novo mundo de possibilidades, criando uma carreira nestes campos ou dando em retorno para a sociedade no futuro, ensinando outros jovens um pouco daquilo que aprenderam.

O contato com essas manifestações é essencial para que os jovens conheçam novas realidades, seja por meio da criatividade da arte ou da disciplina do esporte, e ajuda a formar cidadãos melhores, mais conscientes de seus direitos e deveres. Sem contar que isso pode ajudá-los na escola, se preparando para uma faculdade, num emprego ou mesmo no contato diário com a família, pois todo conhecimento é válido e pode ser aplicado em outras situações.

Aproximar crianças e adolescentes de boas práticas é sempre uma boa escolha.