Inscrições para o ENEM já estão abertas; prazo vai até 18 de maio

Por Portal Opinião Pública 10/05/2018 - 12:57 hs
Foto: Divulgação

 

Iniciou-se na última segunda-feira (7) o período de inscrições para o ENEM 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos que desejam fazer as provas, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, têm até o dia 18 de maio para efetuarem suas inscrições que devem ser feitas na Página do Participante, no site oficial do exame (enem.inep.gov.br).

No momento do cadastro, o participante deverá informar, primeiramente, os números de seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade, além de criar uma senha. Depois disso, será necessário cadastrar um e-mail válido e um número de um telefone fixo ou celular, para que sejam enviadas as orientações sobre o exame. O candidato deverá informar, ainda, o município onde deseja realizar a avaliação e escolher qual prova de língua estrangeira deseja fazer (espanhol ou inglês).

As inscrições para o exame serão aceitas até às 23h59 do dia 18 de maio. Já a taxa de inscrição, no valor de R$ 82, poderá ser paga até 23 de maio, em agências bancárias ou dos Correios, ou em Casas Lotéricas. Os participantes que conseguiram a isenção da taxa previamente também precisam efetuar a inscrição neste mesmo período.

Ministério divulga dados de inscrições e isenções

Iniciadas às 10h da última segunda-feira, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio tiveram grande procura de candidatos já nas primeiras horas do período. Quase 200 mil pessoas realizaram suas inscrições para o ENEM no primeiro dia de cadastro. A expectativa do MEC (Ministério da Educação) é de que 7,5 milhões de pessoas se cadastrem para o exame.

Ainda segundo o ministério, cerca de 3,8 milhões de candidatos pediram a isenção da taxa de inscrição para a prova em 2018, sendo que o benefício foi concedido à 3,3 milhões de estudantes.

Além disso, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, informou que foram realizadas reuniões com a Polícia Federal no intuito de melhorar a segurança do exame. Uma das metas da pasta é melhorar a detecção de possíveis fraudadores, que entraram nas salas com pontos eletrônicos a fim de obterem as respostas das questões.