Empresa de Hong Kong anuncia lançamento de videogame voltado para cães
A Joipaw, empresa fundada em Hong Kong e com sede em Londres, anunciou o lançamento de um videogame voltado exclusivamente para cães. Contando com uma tela sensível ao toque do focinho dos pets, o aparelho – que ainda está em desenvolvimento - visa estimular a cognição dos pets por meio de joguinhos. O objetivo é combater sintomas de demência nos animais.
Além da tela sensível ao toque, o videogame conta com um suporte de altura ajustável e um compartimento automatizado, que serve para distribuir guloseimas quando o cão se sai bem no jogo, como forma de recompensa. Outro dispositivo que vem junto ao console é um rastreador, que registra diversos dados do animal enquanto ele joga.
Em um vídeo postado no YouTube, a empresa demonstra um dos jogos do console, em que o cãozinho precisa acertar um esquilo que aparece e desaparece de buracos. O game é semelhante ao Whack-a-Mole, jogo bastante popular em parques de diversão e em brinquedos.
De acordo com Dersim Avdar, um dos cofundadores da Joipaw, a ideia para o desenvolvimento do videogame se dá por dois motivos. O primeiro é a falta de tempo de muitos tutores para interagir com seus animais, devido a correria do dia a dia. Já o segundo, e principal razão, é prevenir o aparecimento dos sintomas da Disfunção Cognitiva Canina.
“Bem, a falta de estimulação mental é um problema claro para a maioria dos donos de cães ocupados. O que fazemos hoje é ligar a TV, dar a eles brinquedos de pelúcia cheios de guloseimas ou comprar quebra-cabeças para cães. Nenhuma dessas são soluções saudáveis de longo prazo e, uma vez que essa novidade passa, a ansiedade de separação volta a aparecer”, disse Avdar em texto publicado no site da empresa.
Avdar também citou que, segundo pesquisas da Universidade de Cornell, cerca de 35% dos cães com idade superior a oito anos apresentam sintomas desta condição, que pode aumentar ainda mais conforme a idade do animal avança. O cofundador da Joipaw ainda ressalta que este número pode ser ainda maior, uma vez que os sintomas da DDC podem ser vistos somente como comportamentos relacionados ao envelhecimento do pet. Entre os sintomas estão confusão, ansiedade, lambidas excessivas, lentidão para aprender novas tarefas, alterações nos padrões de sono, diminuição da afeição por rostos amados, latidos anormais e incontinência, entre outros.
Atualmente, já é possível entrar em uma lista de espera pelo aparelho no site da empresa (https://www.joipaw.com) pelo valor de $ 50 dólares de Hong Kong, ou cerca de R$ 35, o que também dá o direito de 5% de desconto no preço de compra final, que ainda não foi definido. De acordo com o site, as reservas podem ser canceladas a qualquer momento, com reembolso total do valor.
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...