Castração pode ajudar a prevenir câncer de próstata em pets
Segundo tipo de câncer de maior incidência nos homens, o câncer de próstata é um assunto que necessita ser tratado com muita seriedade, como lembra a campanha “Novembro Azul”. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que não são apenas os seres humanos que precisam se preocupar com essa enfermidade. Os tutores de pets machos também devem estar atentos à saúde de seus animais e adotar medidas preventivas para garantir o seu bem-estar. E uma delas é a castração.
De acordo com a médica veterinária Paula Freire Biason, proprietária da clínica Espaço Vet Napoleão, a castração é um meio seguro para diminuir as chances de surgimento desta doença. Em artigo publicado na Revista Sucesso, ela explicou alguns dos benefícios que o procedimento pode trazer à saúde de seu bichinho.
“A castração traz um benefício bastante importante para o animal, uma vez que ela previne o aumento de próstata de seu pet. Esse tipo de prevenção é essencial para seu bichinho para evitar esse problema, que se torna comum em animais mais idosos (acima dos sete anos de idade) por ser estimulado justamente pelos hormônios sexuais”, disse ela em trecho do artigo.
Segundo o artigo escrito pela médica veterinária, por possuir um formato anatômico semelhante ao dos seres humanos, a próstata dos cães, quando afetada, pode aumentar de tamanho e causar uma série de desconfortos no animal e levar a outros problemas, como o estrangulamento da uretra, causando assim dificuldades como a incontinência urinária. O procedimento ainda previne outros tipos de câncer.
“Outro fator importante trazido pela castração é a prevenção do câncer testicular nos machos. Esse problema é muito comum em cães e gatos e também é bastante agressivo em aspecto metastático (migração para outros órgãos), gerando assim muito incômodo no pet e diminuindo sua qualidade de vida”.
Quanto a cirurgia, ela é considerada bastante simples e não tão invasiva em comparação com a castração de uma fêmea. “A castração de machos consiste em retirar, de forma cirúrgica, os dois testículos dos animais. Normalmente, este tipo de procedimento não possui complicações, sendo uma cirurgia muito menos invasiva se comparada com a castração das fêmeas”.
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...