NBR 15575 e PBQPH

Por Portal Opinião Pública 11/08/2022 - 11:59 hs

Da ASSEAM

A NBR 15575 é uma norma que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis de uma obra para o consumidor, com o objetivo de prezar pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios.

NBR 15575 empenha-se em atender as exigências dos usuários ao longo dos anos, dando uma grande importância à habitabilidade e à duração da qualidade da edificação.

O desempenho de edificações habitacionais envolve também assuntos abordados em outras normas, como o PBQP-H. Por isso, é imprescindível uma análise conjunta.

Como a norma aborda o desempenho da edificação para o usuário, tratar das exigências dessa parte interessada é fundamental. Ao todo, existem três grupos de requisitos: segurança, sustentabilidade e habitabilidade.

A importância de um profissional habilitado para desenvolver condições que atendam as especificações da norma de desempenho no processo de certificação é fundamental. 

CiAC - Este é o sistema de certificação de gestão da qualidade do programa. Voltado exclusivamente para construtoras, é pré-requisito para as empresas que querem construir unidades habitacionais HIS.

SiMAC - É o instrumento do PBQP-H de combate a não conformidade na fabricação, importação e distribuição de materiais, componentes e sistemas construtivos. O sistema exige o cumprimento das normas técnicas brasileiras da ABNT.

SiNAT - Avalia se os sistemas convencionais estão em conformidade com a Norma de Desempenho. Também atesta se sistemas e componentes inovadores podem ser utilizados em empreendimentos habitacionais.