No retorno às sessões da Câmara, vereador Irmão Ozelito solicita informações sobre o diagnóstico precoce para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Por Portal Opinião Pública 04/08/2022 - 11:13 hs
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 2 de agosto, na primeira sessão da Câmara de Vereadores após o recesso, o vereador Irmão Ozelito protocolou requerimento solicitando informações sobre o diagnóstico precoce para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

“Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA e de seus familiares, nosso gabinete sentiu a necessidade de obter informações mais detalhadas sobre o funcionamento do diagnóstico precoce para pessoas com TEA, direito previsto em Lei Federal, no âmbito de nosso município. Sabemos que o diagnóstico precoce é essencial, uma vez que quanto mais cedo o diagnóstico, melhores oportunidades de desenvolvimento ao portador de TEA”, explicou o vereador Irmão Ozelito.

Conforme estudos, muitos comportamentos específicos já podem ser identificados a partir dos seis meses de idade e, se os tratamentos iniciarem aos dois anos de idade, haverá maiores possibilidades de desenvolvimento de habilidades sociais. A intervenção precoce pode trazer muitos benefícios às crianças portadoras de TEA, por isso a preocupação do parlamentar em manter os munícipes informados sobre quais os locais em Mauá contam com profissionais capacitados para o atendimento, diagnóstico precoce e tratamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista através do SUS (Sistema Único de Saúde), dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e das redes de atenção psicossocial. Além disso, solicitou informações sobre a presença de auxiliares de educação inclusiva nas escolas, pois o desenvolvimento das pessoas com TEA depende de um empenho conjunto entre familiares, profissionais da saúde e da educação.

“Garantir o bem-estar e a saúde das pessoas é nosso dever”, finalizou o vereador Irmão Ozelito, que é também candidato a deputado estadual.