Implantação de nova estação elevatória de esgoto em Mauá contribui para a recuperação da sub-bacia do Rio Guaió

Por Portal Opinião Pública 14/01/2022 - 10:13 hs
Foto: Divulgação / BRK Ambiental

Obra tem avanço de 50% e vai beneficiar cerca de 2 mil famílias com o serviço de tratamento de esgoto 

As obras para implantação de uma nova estação elevatória de esgoto em Mauá apresentam avanço de 50%. As equipes trabalham na fase de término de execução da sala de painéis e subestação, assim como na montagem da sexta etapa do poço de grades e bombas.

A nova estação implantada pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, terá impacto direto na recuperação da sub-bacia do Rio Guaió, que nasce na cidade, ao lado da nascente do Rio Tamanduateí, no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia.

A intervenção vai beneficiar cerca de duas mil famílias, com capacidade para bombear 100 litros de esgoto por segundo, transportando o efluente para o efetivo tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.

Atualmente, Mauá conta com cinco estações elevatórias em operação, que são responsáveis por bombear para o devido tratamento mais de 59 milhões de litros de esgoto por dia. 

É importante ressaltar que Mauá possui um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 87% de tratamento. 

“A implantação dessa nova estação elevatória em Mauá contribui com a recuperação do Rio Guaió, além de beneficiar cerca de duas mil famílias, que passam a ter o suporte diário de uma rede de esgoto, responsável por coletar e afastar os efluentes gerados nas residências e transportá-los para receberem o tratamento na ETE”, reforça Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK em Mauá. 

Os trabalhos são realizados na Estrada do Carneiro, próximo ao número 2.586, no período das 8h às 18h, de segunda a sábado. O local, apesar de ser isolado, sem acesso ao público, está sinalizado e com as orientações necessárias de segurança. 

“Investimentos em obras, que promovem o avanço dos indicadores de saneamento em Mauá, demonstram a preocupação da concessionária em oferecer qualidade de vida e bem-estar para a população”, conclui Gravatá.