Editorial - Prevenção de tragédias

Por Portal Opinião Pública 13/01/2022 - 11:50 hs
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Alguns anos após as tragédias ocorridas nas cidades de Mariana e Brumadinho, inundadas pelo rompimento de barragens, outro município mineiro passa por uma situação semelhante neste momento. É o caso de Pará de Minas. No último domingo, os moradores da cidade receberam um alerta para deixarem suas residências devido ao alto risco de rompimento da barragem da Usina. Desde então, o Corpo de Bombeiros vem monitorando a situação do local.

É verdade (e muito bom) que neste caso os moradores de Pará de Minas conseguiram ser avisados antes que uma tragédia de grandes proporções acontecesse na cidade, como ocorreram em Mariana e Brumadinho. Porém, não é normal que estruturas de tais proporções cedam com tanta frequência.

Uma reportagem da revista Veja, nesta terça-feira, mostrou que 36 barragens estão em estado de alerta neste momento, segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração), que monitora a situação destas estruturas 24 horas por dia. E em muitos casos, o problema tem sido o enorme volume de chuvas que têm caído pelo país. Contudo, nem sempre é a ação da natureza a responsável por certas situações chegarem a esse extremo, como provam as tragédias de Mariana e Brumadinho.

Por esse motivo, é necessário cobrar que os responsáveis por essas barragens façam um trabalho preventivo de maneira correta, para evitar que novos rompimentos destruam a vida de pessoas inocentes.