BRK Ambiental intensifica ações de limpeza preventiva nas redes e tubulações de esgoto e reforça a campanha “Lixo zero nas redes de esgoto”

Por Portal Opinião Pública 08/10/2021 - 09:57 hs
Foto: Divulgação / BRK Ambiental

Ações realizadas pela concessionária no mês de setembro reduziram casos de entupimentos e ajudaram na conscientização de 327 adolescentes e adultos assistidos pela Instituição de Ensino de Mauá 

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, realizou 462 desobstruções nas tubulações da rede de esgoto do município, no período de janeiro a setembro deste ano

Esse tipo de situação ocorre pelo uso e descarte incorreto de materiais que se acumulam e impedem a passagem do esgoto nas tubulações. Entre as principais consequências do entupimento das redes estão o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou até mesmo a ruptura das tubulações. 

Com o objetivo de evitar entupimentos e obstruções e garantir a total manutenção das redes coletoras de esgoto de Mauá, a concessionária realiza, de forma preventiva, semanalmente a limpeza das tubulações. 

Neste ano, a empresa intensificou os serviços e realizou, somente no primeiro semestre, a limpeza de 100 quilômetros de redes. No mês de setembro, 24 quilômetros de redes e tubulações foram limpos. A extensão representa um aumento de 118% de tubulações limpas no comparativo com o mesmo período de 2020, quando 11 quilômetros de redes passaram pela limpeza. 

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade. De janeiro a setembro de 2020, por exemplo, foram 622 entupimentos contra 462 em 2021; uma redução de 26%. 

O trabalho de lavagem preventiva das redes de esgoto ocorre em diversas regiões do município e, como forma de conscientizar a população a respeito do tema, a empresa também realiza visitas virtuais apresentando o processo de tratamento de esgoto e a campanha “Lixo zero nas redes de esgoto”. 

As ações contam com palestras, realizadas de forma on-line em decorrência da pandemia, para adolescentes e adultos atendidos por instituições de ensino de Mauá. 

Somente no mês de setembro, nos dias 09 e 10, a empresa atendeu cerca de 327 alunos do curso de Administração da Escola Técnica de Mauá (ETEC), nos períodos da manhã e noite. 

“Por meio das palestras é possível destacar que pequenas mudanças de hábitos do dia a dia contribuem positivamente com o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico e reforçar ações que fomentam discussões para a conscientização em relação a preservação e a convivência com os cursos d’água, córregos e com o rio Tamanduateí, contribuindo assim com o meio ambiente”, reforça Thais Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental em Mauá. 

As palestras de conscientização e visitas virtuais podem ser solicitadas por qualquer entidade e instituição de ensino da cidade que tiver interesse, basta enviar um  e-mail para sustentabresp@brkambiental.com.br.

Em caso de dúvidas, os clientes podem fazer contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001, pelo WhatsApp (11) 99988-0001, pelo site www.brkambiental.com.br/maua, ou ainda pelas nossas redes sociais. 

Atendimento 24h 

A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações, a concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas: 

- via call center (0800-771-0001);

- Atendimento WhatsApp (11 99988-0001).

- site www.brkambiental.com.br/maua;

- Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.