Editorial - A era das redes

Por Portal Opinião Pública 07/10/2021 - 11:03 hs
Foto: Reprodução / Freepik

A queda de diversos serviços de redes sociais, na tarde desta segunda-feira (4), gerou momentos divertidos para muita gente. O problema de acesso a aplicativos como Whatsapp, Facebook e Instagram deixou muitas pessoas de cabelo em pé e serviu também para o surgimento de diversas piadas engraçadas sobre o tema. Porém, o episódio também serve como uma pequena reflexão sobre o impacto que estes serviços têm em nossas vidas.

Claro que o avanço da tecnologia e o surgimento das mais variadas redes sociais ampliaram as formas com que podemos nos comunicar. Se antigamente estávamos limitados a nos falar com poucas pessoas - e utilizando métodos que hoje são meras lembranças nostálgicas - hoje conseguimos não apenas conversar com pessoas em qualquer lugar do mundo com poucos cliques, mas também criar novas formas de nos expressar em redes como o Instagram, o YouTube e o Tik Tok. O avanço tecnológico trouxe uma aproximação digital gigantesca, algo que poucos poderiam imaginar anos atrás.

Por outro lado, essa facilidade também faz com que fiquemos cada vez mais presos a essas redes, seja produzindo, seja consumindo conteúdo. Muitas pessoas gastam horas de seus dias com elas. E quando acontece um problema da magnitude do ocorrido nesta semana, o mundo quase que para. Aliás, muitas pessoas perderam uma boa quantia financeira devido a esse episódio, o que mostra o quanto o mundo digital tem de influência no mundo real.

As redes sociais estão aí para ficar e são artifícios muito interessantes para todos. Mas não devemos nos prender tanto a elas. Usá-las com sabedoria é a melhor forma de não ficarmos tão dependentes.