MEC divulga edital com regras para o ENEM de 2018

Por Portal Opinião Pública 22/03/2018 - 10:46 hs
Foto: Agência Brasil

 

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta quarta-feira (21), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com as regras para a aplicação da prova. A principal novidade é que os candidatos que participarão do exame terão 30 minutos a mais no segundo dia de testes, para responder as questões de matemática e ciências naturais. A estrutura da avaliação, entretanto, será mantida como em 2017, com dois dias de provas em dois domingos seguidos. O ENEM será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro, às 13h30. Os portões dos locais onde as provas acontecerão serão fechados às 13h, sempre respeitando o horário de Brasília.

No primeiro domingo, os estudantes responderão 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos e ainda escreverão a Redação, em 5h30 de prova. Já no segundo domingo de ENEM, os candidatos terão 45 perguntas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, em 5h de avaliação. O gabarito oficial do ENEM deverá ser divulgado no dia 14 de novembro.

Os estudantes que participam do ENEM podem usar os resultados do exame para participar de processos seletivos no ensino superior público, e também para programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (ProUni), para obter financiamento junto ao FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou para conseguir bolsas de estudos em instituições privadas.

Inscrições e isenções

As inscrições para o ENEM 2018 serão abertas às 10h do dia 7 de maio e irão até às 23h59 do dia 18 do mesmo mês. A taxa continua com o valor de R$ 82 e o pagamento poderá ser realizado entre os dias 7 e 23 de maio.

O cadastro precisará ser feito no site do ENEM e, como nas últimas edições, os participantes só podem se inscrever utilizando CPF e identidade próprios, já que cada cadastro é único no banco de dados. Também é preciso ter um endereço de e-mail atualizado e telefone celular para contato via SMS. 

Quanto à política de isenção do pagamento da taxa, os pedidos deverão ser feitos entre os dias 2 e 11 de abril. Estudantes que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas da rede pública ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública – no caso dos já formados, terão isenção automática da taxa, assim como os bolsistas integrais de escolas da rede privada que tenham renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio.

Também conseguirão isenção os candidatos que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda ou que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.