Descarte incorreto de lixo causou 515 obstruções nas tubulações de esgoto no primeiro semestre em Mauá

Por Portal Opinião Pública 30/07/2021 - 09:29 hs
Foto: Divulgação / BRK Ambiental

As principais consequências são o retorno do esgoto para dentro de imóveis ou até mesmo a ruptura de tubulações 

No primeiro semestre deste ano, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, realizou 515 desobstruções nas tubulações da rede de esgoto do município.

Esse tipo de situação ocorre pelo uso e descarte incorreto de materiais que se acumulam e impedem a passagem do esgoto nas tubulações. Entre as principais consequências do entupimento da rede, estão o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou até mesmo a ruptura das tubulações.

A maioria da população não sabe, mas o sistema de esgoto é dimensionado para receber 99% de material líquido e 1% de material sólido. Isso quer dizer que qualquer lixo descartado no esgoto pode gerar sérios entupimentos e danos ao sistema de esgotamento sanitário.

Atualmente, o maior registro de lixo encontrado é de resíduos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos, etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.), além de resíduos de cozinha que são descartados irregularmente, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura. 

“O sistema não está preparado para receber esses materiais. Nos atendimentos às ocorrências de entupimentos, em manutenções de redes, sistema de bombeamento e nas grades da estação de tratamento de esgoto, removemos resíduos que não deveriam estar ali”, explica o gerente de Operações da BRK Ambiental em Mauá, Bruno Gravatá.

Os resíduos removidos nos sistemas são acondicionados de forma adequada e direcionados para o seu destino final ambientalmente correto. Evitar essas situações, como o esgoto voltando para as ruas, imóveis e avarias nas tubulações, só é possível quando todos se sensibilizam quanto ao descarte adequado e lembram que lugar de lixo é no lixo. 

A BRK Ambiental reforça que pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente com o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico.

Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, acesse: blog.brkambiental.com.br.