Crise hídrica: vereador Renan Pessoa requer abertura de Comissão Especial para acompanhamento

Por Portal Opinião Pública 01/07/2021 - 14:06 hs
Foto: Divulgação

Na última semana, o líder do Avante na Câmara, vereador Renan Pessoa, ingressou com requerimento para abertura de uma comissão especial para acompanhamento e fiscalização da crise hídrica na cidade de Mauá. O objetivo é que não se repitam quadros experimentados em 2014.

No início do mês de junho deste ano a Agência Nacional de Água (ANA) declarou situação crítica de escassez hídrica em áreas de cinco estados, entre eles, São Paulo. 

“Considerando que Mauá é o 11º (décimo primeiro) município do estado de São Paulo em população, com cerca de 500 mil habitantes e que a crise de abastecimento de água instalada no Estado de São Paulo afetará frontalmente nossa cidade. As perspectivas ocorrem pelo alerta de escassez de chuvas no período de junho a setembro deste ano, trata-se do menor nível de chuvas nos últimos 90 anos (...) o objetivo da  instalação da comissão é acompanhar, fiscalizar e preparar a cidade para a maior crise hídrica da história, caso o alerta seja confirmado. Com levantamento de relatórios, estudos técnicos, campanhas de conscientização e tudo que for necessário para amenizar os efeitos da falta de chuva em nossa região (propositura de legislação municipal, combate aos desperdícios, planos emergenciais, etc).” – trecho do requerimento.

“Estamos no meio de uma pandemia mundial de Covid-19, e uma crise sanitária provocada pelo desabastecimento de água pode ser catastrófica para o nosso município. Podendo elevar o número de casos da doença (Covid-19) e consequentemente o número de óbitos. Além de todas as outras doenças que decorrem da falta de água”, disse o vereador.

O parlamentar se mostra muito preocupado que as campanhas, as forças-tarefas e as fiscalizações mais intensas não tenham sido iniciadas, e lembra que muitos bairros do município já sofrem com o desabastecimento de água independentemente de crises de escassez de chuvas.