Zé Carlos Nova Era questiona falta de médicos nos postos de saúde

Por Portal Opinião Pública 17/06/2021 - 13:24 hs
Foto: Divulgação

Vereador fez levantamento que apontou falta de profissionais em unidades básicas 

Preocupado com a situação da saúde em Mauá, o presidente da Câmara Municipal, Zé Carlos Nova Era, entrou com requerimento questionando a falta de médicos na rede pública de saúde. O documento foi apresentado na última sessão ordinária, realizada na terça-feira (15).

De acordo com as diretrizes federais, as unidades precisam oferecer o atendimento de clínica geral, ginecologia e pediatria. “Muitos munícipes procuram nosso mandato para reclamar que não encontram médicos nos postos de saúde”, afirmou. 

O vereador colocou em suas redes sociais um post questionando em quais unidades os moradores não estavam encontrando médicos – a postagem alcançou mais de 16 mil pessoas. “Nosso levantamento mostrou que, em pelo menos 15 UBSs, há problemas com a frequência dos profissionais de saúde”, contou.

Nova Era perguntou ao poder Executivo quantos médicos atendem atualmente na rede de atenção básica e suas respectivas especialidades, além de solicitar um prazo para que esse problema seja resolvido. “Temos relatos de pessoas que esperam até três meses para marcar uma consulta”. 

Medicamentos 

Recentemente, o presidente apresentou um requerimento também questionando a ausência de medicamentos na rede. Mais de 50 tipos de medicamentos estão em falta e o desabastecimento foi registrado em mais de 20 unidades de saúde.

O documento do parlamentar apontou a falta de remédios de uso contínuo como Fluoxetina – para tratamento de ansiedade e depressão, Levotiroxina – para pacientes com hipotiroidismo e Finesterida – para problemas de próstata.

O vereador ainda aguarda resposta aos questionamentos sobre os medicamentos.