Prefeitura de Mauá anuncia novas medidas de enfrentamento à Covid-19

Por Portal Opinião Pública 03/06/2021 - 11:11 hs
Foto: Freepik

Decisão foi tomada após aumento nos números de casos da doença na cidade; prefeito Marcelo Oliveira também encaminhou ofício ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para realização emergencial de reunião entre os prefeitos 

O governo de Mauá decidiu adotar novas medidas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 na cidade. A decisão foi tomada após uma reunião do comitê municipal de crise intersecretarial para o enfrentamento à pandemia, realizada emergencialmente na noite desta segunda-feira (31). Segundo informações do Paço, o encontro serviu para discutir as ações que poderiam ser implementadas na cidade após o aumento no número de casos da doença. A expectativa é de que nos próximos dias as ações sejam colocadas em prática.

De acordo com a atual gestão, comandada pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT), uma das propostas seria o aumento considerável no valor da multa a pessoas que organizam e participam de aglomerações e festas clandestinas. No último final de semana, por exemplo, três casas noturnas foram lacradas por agentes da Vigilância Sanitária de Mauá e oficiais da GCM (Guarda Civil Municipal) por promoverem aglomeração, desrespeitando assim as normas sanitárias vigentes.

Em um dos estabelecimentos, que não tinha permissão para funcionar no bairro da Matriz, 250 pessoas foram flagradas em ambiente sem ventilação, sem usar as máscaras de proteção e fazendo uso de narguilé. Em outras duas casas noturnas, uma na região central e outra no Jardim Zaíra, outras 150 pessoas foram dispersadas (leia mais na página 9).

Outras medidas que deverão ser tomadas pela atual gestão são a instalação de barreiras sanitárias em pontos da cidade e a presença de fiscais nas entradas e saídas de feiras livres para aferir a temperatura corporal, disponibilizar álcool em gel e orientar frequentadores e trabalhadores sobre a importância de se respeitar os protocolos sanitários.

Na avaliação do prefeito, as medidas são necessárias porque o poder público observou que os números da pandemia “voltaram a apresentar índices alarmantes em nossa cidade no último fim de semana”. Segundo dados do Boletim da Saúde, divulgado pela Prefeitura de Mauá, nesta terça-feira (1) foram confirmados 138 novos casos de Covid-19 em Mauá, número bastante superior ao que vinha sendo registrado nos últimos dias. De acordo com os números dos próprios boletins, a última vez que a cidade havia registrado mais de 100 casos da doença em 24h foi no dia 11 de maio. Atualmente, 17.100 casos de Covid-19 já foram confirmados em Mauá, com 1.026 óbitos. No momento, a taxa de ocupação das UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) da rede pública é de 70%.

Outra ação do governo petista foi protocolar, nesta terça-feira (1), ofício no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. No documento, o chefe do Executivo de Mauá solicita, em regime de urgência, reunião com os demais prefeitos da região. “Precisamos, o mais rapidamente possível, debater a adoção de novas ações para o enfrentamento à Covid. E precisamos fazê-lo conjuntamente, pois, na nossa avaliação, medidas isoladas não têm o efeito esperado”, reforçou.