Após ficar quase dois meses fechados por causa da morte de um macaco bugio com febre amarela, o Zoológico de São Paulo, o Zoo Safári e o Jardim Botânico foram reabertos para o público na manhã desta quinta-feira, 15. A visitação foi suspensa em 23 de janeiro e a reabertura ocorre na véspera do aniversário de 60 anos do zoológico.
Em nota publicada em seu site, o Zoológico informou que um parecer das secretarias estaduais da Saúde e do Meio Ambiente apontou que o caso registrado de infecção pelo vírus foi considerado "um fato isolado, com baixo risco de transmissão para humanos". Localizadas na zona sul, as unidades integram o Parque Estadual Fontes do Ipiranga (Pefi) - maior área de Mata Atlântica dentro do perímetro urbano da Grande São Paulo.
Exames laboratoriais foram realizados em macacos e mosquitos da área e constataram que "não há evidências da circulação do vírus de forma ampla e contínua na área". Segundo a instituição, há bandos de macacos saudáveis habitando o local e a densidade de mosquitos silvestres é considerada baixa.
O comunicado diz ainda que os visitantes devem estar imunizados contra o vírus e que cartazes serão colocados nas entradas do local para avisar que a vacina deve ser tomada dez dias antes da visita.
Com o caso confirmado de febre amarela no local, os macacos de espécies suscetíveis ao vírus, como mico e macaco-aranha, foram realocados em locais com telas. Também foram retirados das ilhas dentro do lago dentro do complexo.
O período fechado fez com que o parque tivesse um prejuízo de quase R$ 6 milhões, verba retirada da reserva do parque, e que ao menos 100 permissionários fossem demitidos.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Botafogo vence o Palmeiras e abre três pontos de vantagem na liderança do Campeonato Bra...
Marcelo Oliveira apresenta ações e eventos em comemoração ao aniversário de Mauá
Cida Maia celebra assinatura de convênio entre Secretaria de Políticas Públicas para as...
“Ainda Estou Aqui” retoma liderança das bilheterias no Brasil
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...