Ligações irregulares e o mau uso das redes estão entre as principais causas de transbordamentos de esgoto

Por Portal Opinião Pública 07/05/2021 - 10:05 hs
Foto: Divulgação

BRK Ambiental alerta a população quanto aos riscos em dias de chuvas intensas

Em dias de chuvas intensas aumentam também as queixas de esgoto transbordando, mau cheiro e retornos pelos ralos dos banheiros. 

O que nem todos sabem é que as ligações irregulares e o mau uso das redes de esgoto estão entre as principais causas desse transtorno tão comum quando há um volume excessivo de chuvas. 

Para sensibilizar a população a respeito do tema, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, alerta e orienta os moradores do município quanto aos perigos das ligações irregulares, bem como da destinação de resíduos sólidos nas tubulações. 

O despejo da água pluvial, proveniente da chuva, não pode ser feito na rede de esgoto por domicílios, estabelecimentos comerciais e indústrias. Essa prática causada pelo desconhecimento do tema ou ligações clandestinas é proibida por lei, pois danifica o sistema de afastamento e coleta do esgoto do município. 

Quando a água da chuva é direcionada indevidamente para a rede de esgoto, o sistema de esgotamento sanitário fica sobrecarregado e perde a eficiência.  Aumentam as chances de rompimentos e de transbordamentos das redes, levando o retorno desse esgoto, sujeira e mau cheiro para dentro dos próprios imóveis ou para as vias públicas. 

“Em períodos de chuvas intensas, o número de ocorrências nas redes de esgoto chega a ser quase o dobro se comparado ao período de estiagem”, explica o gerente Operacional da BRK Ambiental em Mauá, Bruno Gravatá. 

Outro problema ocorre quando o esgoto é lançado incorretamente na rede de drenagem de água da chuva. Neste caso, em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, ele pode ser despejado em rios e córregos, poluindo os mananciais. 

“Por isso, solicitamos que os moradores verifiquem como está a ligação de sua residência ou estabelecimento comercial e, caso identifiquem que as redes estão interligadas, refaçam a instalação corretamente, mantendo as redes separadas”, reitera Gravatá. 

A BRK Ambiental coleta e trata aproximadamente 55 milhões de litros de esgoto por mês em Mauá. Como forma de prevenir a sobrecarga e o transbordamento das redes, em 2020, a concessionária retirou mais de 118 toneladas de lixo e 344 toneladas de areia das tubulações de esgoto do município, por meio das atividades de manutenção e limpeza preventivas, além de realizar a limpeza de 85 quilômetros de tubulações, maior volume anual desde o início da concessão, em 2003. 

“Nossa expectativa com as ações preventivas que realizamos para manter o bom funcionamento das redes de esgoto do município é demonstrar que este é um trabalho que deve ser feito em parceria com a população. É importante que esteja claro que as redes de esgoto e as galerias de águas pluviais são sistemas diferentes e independentes e que as redes de esgoto são projetadas para receber exclusivamente o efluente dos banheiros, das pias e da cozinha”, completa o gerente.

Portanto, promover a ligação de seu imóvel à rede de esgoto, de acordo com os critérios definidos pela concessionária, é uma contribuição muito importante para a preservação do meio ambiente e da saúde da sua família. Fuja de ligações clandestinas e garanta o bom funcionamento das redes de esgoto e de drenagem pluvial de sua cidade. 

Atendimento 24h 

A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária. 

Para estas situações a concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas: 

- via call center (0800-771-0001);

 - site www.brkambiental.com.br/maua;

- Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.