Governo de Mauá adere ao programa “Parcerias Municipais”, do governo estadual

Por Portal Opinião Pública 06/05/2021 - 10:33 hs
Foto: Divulgação
Governo de Mauá adere ao programa “Parcerias Municipais”, do governo estadual
Wanessa Bomfim esteve no Palácio dos Bandeirantes onde conversou com o coordenador do projeto

A cidade de Mauá foi confirmada como uma das integrantes do programa “Parcerias Municipais”, do governo estadual. Criada em agosto de 2019, a iniciativa tem como objetivo alavancar a qualidade de vida da população investindo em políticas públicas para reduzir as desigualdades, respeitando as peculiaridades de cada município. O projeto já possui 619 cidades em seus quadros e está iniciando sua segunda fase. O cadastramento dos planos de ação foi encerrado na última sexta-feira (30).

Atual assessora especial do gabinete do prefeito Marcelo Oliveira (PT), a advogada Wanessa Bomfim esteve no Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta terça-feira (4), para ratificar a presença do município no projeto. Segundo ela, a confirmação de que Mauá fará parte do programa é fruto de um trabalho coletivo de diversas áreas da administração municipal.

Wanessa ressaltou que a ideia foi muito bem recebida desde sua apresentação. Estiveram na linha de frente para a adesão ao programa, além do prefeito Marcelo Oliveira e da própria Wanessa Bomfim, o secretário de Governo, Leandro Dias e o coordenador de planejamento, Marcos Arroyo, assim como os secretários José Luiz Cassimiro (Educação), Célia Bortoletto (Saúde), Matheus Sant’anna (Segurança Pública) e Xênia Dispore (Promoção Social). Para Wanessa, a iniciativa mostra o comprometimento da atual gestão com o desenvolvimento da cidade.

“Em apenas quatro meses de mandato, o prefeito Marcelo Oliveira tem demonstrado uma preocupação muito grande com a saúde em Mauá graças aos desdobramentos da pandemia de Covid-19. Entretanto, ele não tem deixado outras áreas de lado e a prova disso é a adesão ao programa ‘Parcerias Municipais’, que certamente vai trazer benefícios importantes para que Mauá possa crescer e oferecer um bem-estar maior a seus cidadãos”, conta.

A assessora especial também elogiou o projeto “Parcerias Municipais”, ressaltando o comprometimento da iniciativa com pautas importantes, como a Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU.

“É importante frisar o empenho do projeto em trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável dos municípios. Temos sim que pensar em formas de fazer com que nossa cidade cresça, mas sem deixar de ponderar os impactos que eles podem gerar. Devemos propiciar um cenário melhor para as próximas gerações”, pontuou.

Já o coordenador do projeto, Renan Bastianon, enfatizou a importância da participação de Mauá no programa. “É muito importante que municípios como Mauá que tem 500 mil habitantes façam a adesão ao Parcerias Municipais. Com a iniciativa as prefeituras municipais têm acesso a uma série de informações sobre a cidade, além de apoio técnico e financeiro das Secretarias estaduais envolvidas no Programa.”, afirma. 

O programa Parcerias Municipais 

De acordo com a comunicação da secretaria de Desenvolvimento Regional do estado, o programa “Parcerias Municipais” foi criado em agosto de 2019, pelo Governo do Estado de São Paulo, pela pasta, tendo como fundamentos a integração do Estado com os municípios para solucionar desafios estratégicos nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico. O projeto também está comprometido com a Agenda 2030.

Além de Mauá, outras quatro cidades do Grande ABC são parceiras da iniciativa: Diadema, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e São Caetano do Sul, sendo que essas duas últimas aderiram ao projeto neste ano, assim como Mauá. Ao todo, 619 municípios paulistas participam do programa.

Na primeira fase, a iniciativa definiu sete desafios prioritários para as áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública, sendo: Ampliação do acesso à creche, Universalização do acesso à pré-escola, Melhoria da qualidade do Ensino Fundamental, Redução das taxas de Mortalidade Infantil e Materna, Redução dos óbitos prematuros por Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Fortalecimento das redes de combate à violência sexual e Promoção de ambientes menos suscetíveis a roubos.

Para a segunda fase, em 2021, com o objetivo de auxiliar os municípios com as consequências econômicas e sociais causadas pela pandemia, a iniciativa criou mais um desafio: mitigar os impactos da pandemia na pobreza e na geração de emprego e renda. Para isto, o Programa contou com a colaboração das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social.

Seguindo a principal proposta do programa e para auxiliar as prefeituras na elaboração dos planos de Ação, a Pasta de Desenvolvimento Regional com apoio das Pastas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico, realizaram ações de suporte aos municípios com oficinas de trabalho, plantões de dúvidas online, além da plataforma de apoio.