Estado de São Paulo terá fase de transição a partir deste domingo

Por Portal Opinião Pública 16/04/2021 - 14:22 hs
Foto: Reprodução / Twitter João Doria

O governo do estado anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (16), que implantará, já a partir deste domingo (18), uma fase de transição do Plano São Paulo visando flexibilizar as medidas restritivas utilizadas para controlar a pandemia de coronavírus. A novidade é um meio-termo entre as fases vermelha e laranja do plano. 

De acordo com o planejamento do governo estadual, medidas como o toque de recolher, das 20h às 5h, o teletrabalho para atividades administrativas e o escalonamento de entrada e saída de trabalhadores (válidos para comércio, serviços e indústria) continuarão vigorando durante a fase de transição, que vale para todo o estado. Entretanto, haverá o retorno “seguro e gradativo” de algumas atividades presenciais em duas fases. 

Na primeira, que se inicia a partir de domingo e irá até a próxima sexta-feira (23), estabelecimentos comerciais como shoppings e lojas de rua poderão funcionar entre as 11h e às 19h, com no máximo 25% de sua capacidade total, assim como as atividades religiosas, como missas e cultos, desde que seguindo os protocolos sanitários, como distanciamento e controle de acesso. 

Já na segunda etapa, que vai do dia 24 (sábado) ao dia 30 de abril, além das atividades autorizadas a funcionar a partir deste final de semana, restaurantes e lanchonetes; salões de beleza, barbearias e cabeleireiros; atividades culturais, como cinemas, teatros, museus e eventos; e parques poderão abrir suas portas aderindo ao mesmo horário de funcionamento - entre as 11h e às 19h - e permitindo a lotação de no máximo 25% de sua capacidade. 

Academias, clubes e centros esportivos também poderão voltar a abrir a partir do dia 24, porém, seguindo horários diferentes (das 7h às 11h e das 15h às 19h) e permitindo apenas a realização de atividades físicas individuais e agendadas. A ocupação de no máximo 25% de sua capacidade total deverá ser respeitada. 

As medidas que já estavam em vigor com o retorno do estado para a fase vermelha, como a autorização para a abertura de lojas de material de construção, de retirada de pedidos em restaurantes e lanchonetes e o retorno das aulas presenciais nas redes públicas e privadas, seguem valendo. 

Ainda segundo o governo de São Paulo, no dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, haverá uma nova atualização sobre o Plano São Paulo.