Editorial - Saúde mental na pandemia

Por Portal Opinião Pública 15/04/2021 - 15:04 hs
Foto: Freepik

A pandemia de Covid-19 tem deixado marcas profundas na população mundial. Além das quase três milhões de mortes registradas ao redor do planeta e dos mais de 137 milhões de casos confirmados da doença, sequelas das mais variadas estão sendo expostas não apenas por quem foi contaminado pelo coronavírus, mas também por qualquer pessoa afetada pela situação terrível que enfrentamos.

Uma pesquisa do Instituto Ipsos, realizada em 30 países, mostrou que a saúde mental da população destas nações piorou no último ano, devido a pandemia. Encomendado pelo Fórum Econômico Mundial, o estudo apontou que 45% dos entrevistados relataram que sua saúde mental piorou um pouco ou muito neste período. Mais de 21 mil pessoas participaram da análise.

No top 5 dos países com maior índice de piora na saúde mental durante a pandemia estão Turquia (61%), Chile (56%), Hungria (56%), Itália (54%), que foi uma das nações com maior número de casos e de mortes no início da pandemia, e o Brasil (53%), um dos atuais epicentros de casos. Na outra ponta, somente os entrevistados de três países (Índia, China continental e Arábia Saudita) revelaram o contrário, ou seja, que sua saúde mental melhorou no período.

É importante ressaltar que essa pesquisa é apenas um indicativo de alguns sintomas desenvolvidos ao longo da pandemia em muitas pessoas, como medo, ansiedade, tristeza e nervosismo, graças a situação que vivemos e seus desdobramentos. Muitas pessoas foram acometidas pela doença, outras perderam entes queridos, outras acabaram perdendo o emprego ou terminando relacionamentos, ou seja, existe uma gama enorme de problemas que contribuem para esse cenário. Mas isso também não significa que houve, por exemplo, um crescimento no número de casos de transtornos mentais no período.

Porém, o que a pesquisa do Instituto Ipsos deixa claro é que, assim como precisamos cuidar seriamente de nossa saúde física, também precisamos dedicar cuidados a nossa saúde mental, especialmente durante um momento tão trágico, pois ela é importante demais e não pode ser negligenciada.