Prefeitura de São Bernardo do Campo suspende volta às aulas e anuncia toque de recolher

Por Portal Opinião Pública 23/02/2021 - 10:21 hs
Foto: Reprodução / Site da Prefeitura de São Bernardo do Campo

A Prefeitura de São Bernardo do Campo anunciou, nesta segunda-feira (22), o adiamento no retorno às aulas nas redes municipal e estadual, em pelo menos duas semanas, e a suspensão das aulas na rede privada a partir do dia 1º de março. As medidas foram adotadas como forma de auxiliar no combate à disseminação do coronavírus na cidade. Além disso, o município terá, a partir deste sábado (27), um toque de recolher entre as 22h e às 5h. 

Em um comunicado, postado em sua página no Facebook, a Prefeitura de São Bernardo afirma que, apesar do aumento na estrutura hospitalar, a cidade registrou um aumento no número de casos da doença e de pessoas internadas nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) das redes pública e privada. A nota fala ainda que o município está a beira de um colapso. 

“Mesmo com todo o aumento da nossa estrutura hospitalar e de todas as medidas tomadas, São Bernardo do Campo vive um grande crescimento nos casos de Covid-19. Um número de contágio altíssimo atingiu nossa cidade nos últimos dias, levando para a UTI inúmeras pessoas. Com isso, São Bernardo atingiu atualmente 87% de ocupação nas UTIs Adulto da rede pública e 91% na rede privada. Estamos a um passo do colapso na saúde, e é hora da maior mobilização já realizada pela nossa população. Contamos com o apoio de todos nas novas medidas tomadas”, diz trecho do comunicado da Prefeitura. 

Desta forma, a administração municipal decidiu adiar o retorno às aulas presenciais na rede pública de ensino, marcado para o dia 1º de março, para o dia 15, e suspender as atividades da rede privada, que já havia retornado, a partir da próxima segunda-feira, além de iniciar um toque de recolher a partir do fim de semana, entre as 22h e às 5h. Somente hospitais e farmácias poderão funcionar neste horário. 

A Prefeitura também destacou que utilizará a GCM (Guarda Civil Metropolitana) “para conter o movimento irresponsável de festas clandestinas em nossa cidade, com fechamento e autuação dos casos identificados”.