Primeira cervejaria artesanal de Mauá será inaugurada nas próximas semanas

Por Portal Opinião Pública 11/02/2021 - 10:31 hs
Foto: Divulgação
Primeira cervejaria artesanal de Mauá será inaugurada nas próximas semanas
Gottin Bier terá 12 torneiras disponíveis para fornecer cervejas aos seus clientes

Os admiradores de cervejas artesanais de Mauá e da região do Grande ABC deverão ganhar, muito em breve, uma nova opção para apreciar a bebida. Está prevista para as próximas semanas a inauguração da Göttin Bier (que significa Deusa da Cerveja, em alemão), primeira cervejaria artesanal e brewpub da cidade. Em fase final de obras, o espaço tem como proposta “levar grandes experiências a seus clientes”.

A empreitada é um projeto dos sócios William Santos e João Ricardo Stepien, que viram a oportunidade de estabelecer com um novo negócio no município. Segundo contam os sócios, a intenção de ambos, ao proporem a abertura de uma cervejaria artesanal e um brewpub – estabelecimento onde se produz cerveja para consumo no próprio local - na cidade, é criar uma cultura cervejeira em Mauá, já que grande parte da população ainda não tem contato com esse mundo.

“A nossa proposta é fazer com que Mauá crie uma cultura cervejeira. Que demore anos, mas a nossa proposta é essa. Vamos fazer cursos, palestras, eventos de produção para que as pessoas entendam que o processo é fácil e que tomar cerveja segue aquele velho lema de ‘beba menos e beba melhor’. Nossa ideia não é de que as pessoas bebam muito e sim de que elas tenham uma experiência quando bebem”, explicou William, que iniciou sua incursão no mundo da cerveja artesanal quando um amigo lhe convidou para produzir a bebida em sua casa. Na época, ele morava em Curitiba, era dono de uma empresa de transportes e nunca tinha pensado em montar um negócio nesta área.

“Chegando na casa, ele começou a preparar as panelas, o fogareiro e começamos a preparar a cerveja. Só que o processo demora cerca de seis horas e fiquei esse tempo todo lá ajudando, mas não entendia nada. Eu via tudo aquilo e não achava que sairia cerveja”, conta o empresário, que ainda precisou esperar 21 dias para experimentar o produto. “Depois de 21 dias nós bebemos a cerveja e eu achei que não ficou legal”, diverte-se ao relembrar.

A experiência, recorda William, fez com que ele se interessasse pelos processos de produção da bebida e o levou a fazer um curso na capital paranaense. As aulas duraram três dias e ele saiu com uma base maior em relação às etapas necessárias para fabricar uma cerveja de qualidade. Tanto que, ao produzir a sua própria, ele notou uma melhora significativa. E daí em diante, não parou mais. O passo seguinte foi dado em Blumenau, Santa Catarina, na ESCM - Escola Superior de Cerveja e Malte – instituição conhecida no Brasil e na América Latina como a primeira a abranger ensino, pesquisa e extensão sobre cerveja. “Fui pra lá estudar microbiologia do fermento, porque se quem faz a cerveja é o fermento, vou estudar sobre o fermento”, afirmou o empresário, que passou 21 dias estudando na entidade. Em seguida, ele ainda participou de cursos de sommelier, para aprender sobre harmonização, e de Off-Flavour, estudando sobre os odores da cerveja.

João Ricardo, por sua vez, também sempre se interessou pela área. Cervejeiro artesanal desde meados de 2011, ele produzia suas próprias cervejas em casa. Com o passar do tempo e com o aumento do interesse neste tipo de fabricação, João ingressou em cursos para aumentar seu conhecimento. No Instituto da Cerveja Brasil, outra das principais entidades do setor no país, ele concluiu o curso avançado de Tecnologia Cervejeira, com certificação internacional da Universidade de Weihenstephan, na Alemanha, e o curso de Sommelier de Cervejas. Além disso, ele tem buscado outras especializações, na área de gestão para administrar o negócio.

Com a Göttin Bier, João Ricardo e William acreditam que conseguirão estimular várias pessoas a seguir pelo mesmo caminho, incentivando a participação em cursos, workshops, palestras, e também a consumir novos tipos de cerveja. “Quando você entende o processo, você começa a tomar gosto em tomar a cerveja, você sobe um degrau e começa a fazer parte daquele grupo. Então, você começa a chamar os seus amigos para fazer cerveja com você e ir tomar cerveja artesanal”, afirma William. Aliás, em termos de mercado, os dois consideram que Mauá possui bastante potencial. “Conheço algumas pessoas que já estão familiarizadas (com essa cultura) e vejo que em Mauá as pessoas estão procurando por novidades, seja uma cerveja artesanal, um hambúrguer diferente... as pessoas querem novas opções para aproveitar com a família”, afirma João Ricardo.

Quanto a expectativa pela inauguração da cervejaria artesanal e brewpub, os sócios se mostram bastante ansiosos. A perspectiva inicial de ambos era inaugurar a Göttin Bier no ano passado. Porém, a pandemia os obrigou a atrasar o planejamento em praticamente um ano. Só nos últimos meses é que as obras conseguiram ser adiantadas e o espaço está cada vez mais próximo de ser inaugurado.

Por outro lado, o otimismo em relação a novidade que irão oferecer aos clientes também é evidente. “Estamos trazendo um conceito inovador, um lugar onde iremos produzir as cervejas e servi-las frescas aos clientes, que poderão também ter bons acompanhamentos para harmonizar”, pontuou João Ricardo. Além dos 12 tipos de cervejas diferentes que estarão disponíveis no estabelecimento, os clientes poderão pedir opções como hambúrgueres, porções e alguns pratos tradicionais da Alemanha, terra da cerveja para completar a experiência. Produtos personalizados da cervejaria também estarão à venda.

Por fim, João Ricardo ressaltou que a Göttin Bier, sediada na Avenida Portugal, está bem localizada e ajudará a movimentar e revitalizar o tradicional “point” de encontro dos jovens e das famílias de Mauá.