O Governo de São Paulo confirmou que iniciará a vacinação contra o coronavírus a partir do dia 25 de janeiro de 2021. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (7). Chamada Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus, a campanha priorizará a vacinação de profissionais de saúde, de pessoas com 60 anos ou mais e de grupos indígenas e quilombolas em sua primeira etapa.
De acordo com dados do governo estadual, a previsão é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas nesta fase inicial do plano, com a aplicação de 18 milhões de doses (cada pessoa receberá duas doses da vacina). Ainda segundo o governo, a campanha será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde e implementada em parceria com as 645 prefeituras de São Paulo. O objetivo é dobrar o total de postos de vacinação dos atuais 5,2 mil para até 10 mil locais.
Além disso, será proposta aos municípios a adoção de normas especiais para vacinação em farmácias, quartéis da Polícia Militar, escolas, terminais de ônibus e postos volantes em sistema drive-thru. O objetivo é garantir a segurança da população e evitar aglomerações nos locais de imunização.
“A vacina será gratuita para todos no sistema público de saúde do estado de São Paulo”, afirmou o governador. “Não estamos virando as costas para o Plano Nacional de Imunizações, mas precisamos ser mais ágeis e, por isso, estamos nos antecipando. Somos todos a favor da vida e de todas as vacinas”, acrescentou.
Já o cronograma de vacinação será dividido em cinco etapas, a partir do início da campanha (confira ao lado). A expectativa do Governo de São Paulo é de que quase 20% dos 46 milhões de habitantes do estado sejam imunizados com duas doses da CoronaVac nesta primeira fase. Entretanto, a vacina - desenvolvida em parceria internacional entre o Instituto Butantan e a biofarmacêutica Sinovac Biotech – ainda aguarda aprovação por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os resultados da fase 3 de testes com o índice de eficácia do imunizante deve ser divulgado na próxima semana.
São Paulo também disponibilizará 4 milhões de doses da vacina para outros estados. Atualmente, o Ministério da Saúde tem negociado com a Pfizer uma compra de vacinas em regime emergencial para iniciar uma campanha de vacinação ainda neste mês ou no início de janeiro (leia mais na página 10).
Cronograma completo do plano estadual de imunização contra o coronavírus
– 25 de janeiro a 28 de março
– 9 semanas de duração
– 18 milhões de doses
– Duas aplicações por pessoa, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose
Cronograma de vacinação
Dose 1
25/01 Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas
08/02 Pessoas com 75 anos ou mais
15/02 Pessoas com 70 a 74 anos
22/02 Pessoas com 65 a 69 anos
01/03 Pessoas com 60 a 64 anos
Dose 2
15/02 Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas
01/03 Pessoas com 75 anos ou mais
08/03 Pessoas com 70 a 74 anos
15/03 Pessoas com 65 a 69 anos
22/03 Pessoas com 60 a 64 anos
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Educação de Mauá abre processo seletivo para vagas temporárias
"Ainda Estou Aqui" segue na liderança da bilheteria nacional
Com dois gols de Estêvão, Palmeiras goleia o Guarani pelo Campeonato Paulista
Corinthians vence o Noroeste na Neo Química Arena pelo Campeonato Paulista
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...