Mortes por Covid-19 ultrapassam um milhão em todo o mundo, afirma universidade

Por Portal Opinião Pública 01/10/2020 - 14:43 hs
Foto: Reprodução
Mortes por Covid-19 ultrapassam um milhão em todo o mundo, afirma universidade
Painel da Universidade Johns Hopkins atualiza diariamente dados sobre a Covid-19

Segundo dados da universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mais de um milhão de pessoas já morreram em todo o mundo por Covid-19. A marca foi superada na última segunda-feira (28), de acordo com o levantamento diário publicado pela entidade, que aponta os EUA e o Brasil como os países onde mais óbitos foram registrados.

Até o fechamento desta edição, o Brasil era o segundo país com mais mortes registradas por Covid-19, com mais de 143 mil óbitos, logo atrás dos EUA, onde mais de 205 mil pessoas morreram pela doença. Os mortos somados nos dois países representam 34% das vítimas da doença ao redor do globo. Juntas, as duas nações detêm 7% da população mundial. Já em números de casos registrados, o Brasil é o terceiro colocado, com mais de 4,7 milhões de ocorrências, atrás de EUA (7,1 milhões) e Índia (6,1 milhões).

Outro dado alarmante refere-se a velocidade com que as mortes têm ocorrido. Segundo os dados da universidade Johns Hopkins, o mundo levou cerca de seis meses para chegar a 500 mil mortes por Covid-19, no dia 28 de junho, desde o registro do primeiro caso de contágio pelo novo coronavírus. Entretanto, o número de óbitos dobrou rapidamente, chegando a um milhão exatamente na data em que se completaram três meses do registro. Somente nos últimos 12 dias, mais de 100 mil mortes foram registradas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) já havia alertado, em 17 de setembro, sobre os riscos de uma segunda onda de contágio na Europa, especialmente em países como França e Espanha, além do Reino Unido. Nas últimas semanas, inclusive, algumas dessas nações retomaram medidas restritivas para combater o avanço da doença.