Taxa de desemprego no país cai para 12%, aponta pesquisa do IBGE
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (31), a taxa de desemprego no Brasil caiu para 12% no trimestre encerrado em junho, atingindo 12,8 milhões de pessoas. Essa é a terceira queda registrada em comparação com o mês anterior, e representa recuo também em relação ao primeiro trimestre do ano, quando o percentual ficou em 12,7%. Em relação ao mesmo período de 2018, a taxa foi de 12,4%.
Além disso, a pesquisa apontou ainda que houve queda na subutilização da mão de obra. De acordo com os números apresentados na Pnad Contínua, essa taxa foi de 24,8%. No trimestre anterior, esse percentual tinha sido de 25%, enquanto na comparação com o mesmo período de 2018, essa taxa registrava 25,5%.
Segundo o IBGE, o número total de desempregados (12,8 milhões) também representa uma queda de 4,6% em relação ao primeiro trimestre do ano. Na comparação com o mês anterior, quando o número total de desempregados atingiu 12,984 milhões, também houve queda. Já o número de profissionais que trabalham menos horas do que poderiam é de 28,4 milhões.
A população ocupada cresceu, e atingiu 93,3 milhões de pessoas, alta de 1,6% frente ao trimestre anterior, e de 2,6% ante o mesmo período de 2018.
Já o rendimento real habitual também demonstrou queda de 1,3%, passando de R$ 2.321,00 para R$ 2.290,00. Enquanto isso, o número de desalentados (pessoas que desistiram de procurar trabalho) se manteve recorde quanto a força de trabalho, chegando a 4,4%, o que corresponde a 4,9 milhões de pessoas.
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...