Governo Federal renova edital de 2016 do “Mais Médicos” com brasileiros e estrangeiros por mais três anos

Por Portal Opinião Pública 31/07/2019 - 10:26 hs
Foto: Karina Zambrana /ASCOM/MS

 

O Ministério da Saúde renovou a participação de brasileiros e estrangeiros do “Mais Médicos” aprovados pelo programa em julho de 2016. O edital, publicado nesta quarta-feira (31) no Diário Oficial da União (DOU), prorroga automaticamente o tempo de trabalho por mais três anos, até 2022.

Esse tipo de renovação está prevista nas normas do programa, criado em outubro de 2013. Estão aptos médicos formados em universidades brasileiras ou com diploma do exterior e profissionais estrangeiros. Eles precisam estar alocados em municípios do grupo de atenção básica, em áreas vulneráveis, de extrema pobreza ou de saúde indígena.

A chamada pública referente a esses profissionais foi feita no dia 21 de julho de 2016. Aqueles com o prazo de três anos vencido terão o contrato renovado automaticamente. Os que têm o vencimento previsto para os próximos dias terão o contrato prorrogado no primeiro dia após a data de encerramento do ciclo.

Os médicos que não estiverem interessados na renovação do contrato deverão entrar no Sistema de Gerenciamento de Programas do ministério e fazer o comunicado nos próximos dois dias. O mesmo prazo vale para os gestores dos municípios sem interesse em prorrogar o trabalho de algum de seus profissionais.