Mercado editorial brasileiro encolheu 25% entre 2006 e 2018

Por Portal Opinião Pública 29/05/2019 - 10:59 hs
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O faturamento real do mercado editorial brasileiro encolheu 25% entre 2006 e 2018. Os dados são da pesquisa “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e divulgada na terça-feira (28).

Em 2006, o mercado editorial faturou R$ 6,8 bilhões, em valores corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). O governo foi responsável por 21% das compras de livro naquele ano. Em 2018, o faturamento caiu para R$ 5,2 bilhões e participação das compras governamentais chegou a 28%, embora os programas estatais de aquisição de livros tenham diminuído ao longo dos anos. A redução das vendas ao mercado foi o que mais sangrou o negócio dos livros nos últimos 13 anos.

Segundo a pesquisa, o melhor ano para o mercado editorial foi 2011, quando o faturamento foi de R$ 7,2 bilhões e foram vendidos quase 284 milhões de livros. Em 2006, foram 193 milhões de unidades. O crescimento das vendas foi significativo até 2011. A partir daí, começou a cair. Em 2018, foram 202 milhões de livros vendidos.

A pesquisa também aferiu que o preço médio dos livros (corrigida a inflação) caiu 34% no período, o que explica a redução expressiva no faturamento.

A prolongada crise econômica e o aumento do desemprego são apontados como os principais culpados pelo encolhimento do mercado editorial. No entanto, o setor reconhece que a carência de leitores e as dificuldades de formar público no Brasil contribuem para a fragilidade do mercado editorial diante das flutuações da economia.