Morre Otavio Frias Filho, diretor de redação do jornal Folha de S. Paulo

Por Portal Opinião Pública 21/08/2018 - 14:39 hs
Foto: Raquel Cunha / Folhapress

 

Morreu nesta terça-feira (21), aos 61 anos, o advogado, jornalista e escritor Otavio Frias Filho, diretor de redação do jornal Folha de S. Paulo. Ele tinha câncer velório é realizado no pâncreas. Deixa as filhas Miranda, de 8 anos, e Emilia, de 1 ano.

Paulistano, Frias Filho foi o responsável por consolidar o “Projeto Folha”, conjunto de medidas editoriais que estabeleceu normas de escrita e conduta do jornal que é considerado como um dos marcos da imprensa brasileira. Esses princípios nortearam também o Manual de Redação, lançado em 1984, o primeiro livro do gênero colocado à disposição do público.

“Ele criou na Folha um novo jornalismo, inovador e corajoso, que serviu de exemplo para várias empresas do setor. Uma grande perda para todos”, afirmou o diretor-presidente do jornal “O Estado de S. Paulo”, Francisco Mesquita Neto.

Assumiu a chefia do jornal no início dos anos 1980 no período da campanha “Diretas Já”, quando teve papel crítico ao regime militar. Frias Filho defendia a tese de que cabia ao jornalismo ser sempre crítico ao governo, não importando quem estivesse no comando do País. Ele manteve essa posição em todos os governos democráticos após o fim da ditadura.

Durante o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, chegou a ser processado pelo hoje senador pelo Estado de Alagoas. Entre 1994 e 1999, passou a escrever coluna semanal na página 2 da Folha, de opinião, em que discutiu a estabilização econômica do País e os desdobramentos políticos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).