Orlando Morando e Clovis Volpi participam de encontro com mestres de capoeira em Mauá

Por Portal Opinião Pública 12/02/2026 - 14:56 hs
Foto: Divulgação
Orlando Morando e Clovis Volpi participam de encontro com mestres de capoeira em Mauá
Morando e Volpi destacaram ações desenvolvidas pela entidade

Reunião discutiu modalidade como ferramenta de transformação social, com foco em esporte, cultura, saúde e segurança pública 

O ex-prefeito de São Bernardo e atual secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, e o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, participaram, nesta segunda-feira (9) de um encontro com mestres de capoeira da Associação Esportiva e Cultural Idile Kan, em Mauá, em mais uma agenda em conjunto.

A reunião destacou a capoeira como instrumento de formação cidadã e desenvolvimento integral de crianças e jovens, evidenciando sua importância na promoção da cultura, da saúde e na prevenção à violência. Durante o encontro, os gestores conheceram as ações desenvolvidas pela entidade, os desafios enfrentados e as perspectivas de ampliação do projeto.

“Um encontro diferenciado, com mestres da capoeira, aqui em Mauá. Sabemos o quanto o esporte pode ser proveitoso em qualquer fase da vida. Como prefeito de São Bernardo, fiz grandes investimentos neste setor, inaugurando quadras, parques e até iniciativa voltada para o ciclismo. Nas artes marciais, o praticante desenvolve não só sua parte física, mas também a mental e disciplinar”, declarou Orlando Morando.

Entre os pontos abordados, destacou-se o crescimento da capoeira e o aumento do interesse de crianças e jovens pela modalidade, bem como a necessidade de apoio e incentivo do poder público. A prática foi apontada pelos mestres como instrumento de inclusão social, promoção da saúde, disciplina e fortalecimento dos vínculos comunitários.

“O esporte tem um papel fundamental na formação das nossas crianças e jovens. Ele contribui diretamente para a saúde física e emocional, fortalece valores como disciplina e respeito. Esse olhar e a troca de experiências com quem vive o esporte no dia a dia são essenciais para a qualidade de vida e para o futuro da sociedade”, afirmou Clovis Volpi, secretário de Saúde de Ribeirão Pires.