O governo federal reduziu de 2,5% para 1,6% a previsão de crescimento da economia brasileira em 2018. O dado consta do relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas, divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Ministério do Planejamento.
É a segunda revisão consecutiva para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país em um período. A previsão inicial era de um avanço de 2,97% da economia neste ano.
A revisão anunciada hoje pelo governo é resultado da divulgação de indicadores que constatam uma recuperação econômica mais lenta do que o esperado.
Nesta segunda, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma “prévia” do resultado do PIB (calculado pelo IBGE), mostrou que a economia brasileira recuou 3,34% em maio, na comparação com abril. Também foram divulgados recentemente indicadores que apontam para retração na indústria e nos serviços.
Apesar de a revisão representar um corte significativo, de 1,37 ponto percentual em relação à previsão inicial para o PIB, a estimativa do governo segue mais otimista do que a do mercado financeiro.
De acordo com o último relatório Focus, pesquisa divulgada semanalmente divulgada pelo Banco Central, a expectativa dos economistas é de um crescimento de 1,5% da economia em 2018.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Botafogo vence o Palmeiras e abre três pontos de vantagem na liderança do Campeonato Bra...
Marcelo Oliveira apresenta ações e eventos em comemoração ao aniversário de Mauá
Cida Maia celebra assinatura de convênio entre Secretaria de Políticas Públicas para as...
“Ainda Estou Aqui” retoma liderança das bilheterias no Brasil
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...