Municípios do Grande ABC compartilham experiências de turismo no Consórcio Intermunicipal

Por Portal Opinião Pública 24/04/2025 - 16:35 hs
Foto: Consórcio Intermunicipal Grande ABC / Reprodução

Representantes do Fórum Regional de Turismo participaram de reunião no Consórcio ABC 

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, na última semana, uma reunião que contou com a presença de representantes do Fórum de Turismo Instância de Governança Regional do Grande ABC. Durante o encontro, foi realizada uma apresentação das experiências municipais na área de turismo. A pauta integra os trabalhos de mapeamento e divulgação dos atrativos turísticos da região, conforme previsto no planejamento estratégico do grupo. Durante o encontro, as prefeituras apresentaram os atrativos turísticos consolidados dos municípios, projetos e programas existentes, além dos canais de divulgação. 

O Fórum Regional de Turismo é composto por representantes do Poder Público e entidades representativas do setor. A iniciativa é organizada pelo Consórcio ABC, pelas prefeituras e pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC. O objetivo é promover o desenvolvimento regional do turismo, por meio da articulação entre os diversos atores e instituições envolvidas, incluindo representantes dos setores público, privado e da sociedade civil organizada.

O grupo atua desde 2024 como Instância de Governança Regional (IGR) responsável pela Região Turística ABCTur - Roteiro da Natureza e da Indústria. O Ministério do Turismo (Mtur) publicou neste mês o registro da ABCTur no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa), com validade até abril do próximo ano.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, destacou a importância do compartilhamento de experiências municipais. “O turismo desponta como um possível vetor de desenvolvimento econômico para a nossa região. Temos oportunidades para explorar vários nichos nos municípios, como o turismo industrial, histórico, cultural, gastronômico, esporte e lazer, religioso, rural, ecoturismo, turismo de aventura, entre outros”, afirmou.