Papa Francisco será sepultado neste sábado, confirma o Vaticano

Por Portal Opinião Pública 24/04/2025 - 10:20 hs
Foto: Vatican Media / Divulgação
Papa Francisco será sepultado neste sábado, confirma o Vaticano
Papa Francisco será primeiro pontífice sepultado fora do Vaticano em mais de um século

Morto na manhã desta segunda-feira (21) na Itália, e madrugada no Brasil, o Papa Francisco será sepultado no sábado (26), confirmou o Vaticano nesta terça-feira (22). O enterro do pontífice acontecerá às 10h no horário local de Roma, 5h no horário de Brasília.

O caixão com o corpo do Papa Francisco chegou na manhã desta quarta (23) à Basílica de São Pedro, onde será velado até a data do sepultamento. O velório é aberto ao público, para que os fiéis possam fazer suas últimas homenagens e se despedirem do pontífice.

Já o funeral também acontecerá ao ar livre, sendo conduzido por Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Após as últimas homenagens, o corpo do papa será levado à Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde será sepultado atendendo a um pedido do próprio Francisco. Ele será o primeiro pontífice a não ser enterrado na cripta da Basílica de São Pedro, em mais de um século.

A expectativa é de que diversas lideranças mundiais compareçam ao funeral do papa. O governo brasileiro confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a primeira-dama Janja, estarão presentes à cerimônia. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; da Argentina (terra natal do Papa Francisco), Javier Milei; da França, Emmanuel Macron; de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer; além de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, já confirmaram presença na cerimônia. 

Mauá decreta luto oficial de três dias 

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), decretou luto oficial de três dias no município, em respeito à memória do Papa Francisco. Segundo o chefe do Executivo mauaense, Francisco foi um líder que transcendeu fronteiras e tocou o mundo com sua simplicidade, humildade e coragem.

“O Brasil e o mundo amanhecem tristes com a notícia do falecimento do Papa Francisco. Nosso líder religioso deixa um legado imenso, marcado, sobretudo, por sua profunda preocupação com os pobres — razão pela qual escolheu o nome Francisco. Que seu exemplo de humildade, compaixão e compromisso com os mais necessitados continue nos inspirando”, disse Oliveira, ainda na segunda-feira.