Editorial – Avanços e necessidades na educação brasileira

Por Portal Opinião Pública 27/02/2025 - 14:37 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Divulgado de forma parcial nesta quarta-feira (26), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Censo 2022 de Educação aponta para alguns resultados positivos com relação ao nível de instrução e de frequência escolar no Brasil. Entre 2000 e 2022, a população com ensino superior completo cresceu quase três vezes no país, passando de 6,8% para 18,4%. A população negra com ensino superior completo também cresceu bastante no período. Se em 2000 apenas 2,1% deste recorte havia terminado a universidade, em 2022, 11,7% do público havia conquistado seu diploma, mais do que o quíntuplo em duas décadas.

A frequência escolar entre crianças e adolescentes também avançou nestas duas décadas, sendo bastante expressiva, por exemplo, entre as crianças de 4 a 5 anos, que passou de 51,4% em 2000 para 86,7% em 2022.

Tais avanços mostram a importância da adoção de políticas públicas que facilitaram o acesso ao ensino, principalmente da parcela mais carente da população. Programas como o ProUni e o FIES, para ficar em dois dos exemplos mais populares quando o assunto é nível superior, trouxeram uma oportunidade para que os jovens seguissem seus estudos e pudessem mudar suas realidades e a de seus familiares.

Porém, mesmo com os bons resultados, ainda há muita desigualdade neste setor em todo o país. As regiões Norte e Nordeste, por exemplo, estão consideravelmente atrás das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul no acesso ao ensino superior, conforme apontam os dados. Desta forma, elas carecem de uma maior atenção neste sentido.

E o mesmo vale para o ensino básico. Quanto mais investimentos forem feitos para que as crianças entrem e se mantenham nas escolas, com uma educação de qualidade, maiores são as chances de elas se tornarem adultos que não apenas cheguem a um curso superior, mas que também consigam melhores oportunidades profissionais e de vida.

A educação é fundamental para que a sociedade se desenvolva.