Câmara de Mauá aprova em primeira votação reestruturação administrativa do Paço
21 dos 23 vereadores foram favoráveis ao projeto do Executivo, que será votado novamente nesta quinta-feira (27)
A Câmara Municipal de Mauá aprovou em primeira votação,
durante sua sessão ordinária nesta terça-feira (25), um projeto de lei proposto
pela Prefeitura de Mauá que consiste na readequação administrativa no Paço. Entre
as alterações de atribuições e a criação de novos departamentos, a principal mudança
sugerida pela propositura é o retorno da pasta de Comunicação, o que faria com
que a cidade passasse a ter 26 secretarias.
O projeto já havia sido encaminhado ao Legislativo na última
semana, mas só foi votado nesta terça. Ao todo, 21 dos 23 parlamentares foram
favoráveis à ideia. Apenas os vereadores Alessandro Martins (União Brasil) e
Erismar Soares Clementino, o Mazinho (PL), foram contrários ao projeto, que
volta às discussões na Casa de Leis mauaense nesta quinta-feira (27), em sessão
ordinária adiantada da próxima semana, devido ao feriado de Carnaval. Caso
aprovada, a nova lei já passa a vigorar no município.
A área de comunicação da Prefeitura de Mauá perdeu status de
secretaria municipal em 2017 – primeiro ano de mandato do ex-prefeito e hoje
deputado estadual Atila Jacomussi (União Brasil) – e vinha funcionando, desde
então, como uma coordenaria ligada diretamente ao Gabinete do Prefeito.
Entre as atribuições da nova secretaria estão, segundo o
projeto de lei, funções como: “produzir e divulgar textos, mídias e atos
administrativos de interesse público à comunidade pelos meios de comunicação;
formular e gerir a política de comunicação institucional e de imprensa para o
público interno e externo da Prefeitura de Mauá; organizar coberturas
jornalísticas relativas à divulgação de atividades municipais; atuar junto aos
órgãos da Administração Municipal na organização de informações e elaboração de
materiais de comunicação, de forma a permitir a geração de conteúdos que
propiciem uma comunicação eficaz destes órgãos com a sociedade civil; produzir,
editar e veicular anúncios publicitários e informativos nas programações de
rádio, TV e jornal, internos e externos, fornecendo informações sobre as
atividades do Executivo e do município de forma geral”, entre outras. A pasta
também contará, assim como as demais, com um secretário, um secretário-adjunto,
além de assessores.
Outra mudança proposta pelo projeto do Executivo é a
alteração da nomenclatura da Controladoria-Geral do município para
Controladoria Interna, e a criação do cargo de controlador interno nesta
estrutura. Segundo o Governo, a adequação se baseia na Lei Complementar nº
1.408, de 4 de setembro de 2024, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo,
que “institui o cargo de Controlador Interno, e órgãos de Controle Externo, que
disciplina a estrutura dos órgãos de controle interno nos municípios, bem como
o Tema 1010 de Repercussão Geral do Supremo Tribunal Federal, que estabelece
diretrizes constitucionais para cargos de chefia, direção e assessoramento.
Essa proposta reflete modelo semelhante ao adotado pelo Tribunal de Justiça do
Estado de São Paulo, cuja estrutura foi reconhecida como constitucional”. Ainda
de acordo com o Executivo, a mudança proporcionaria, além da conformidade
legal, um fortalecimento institucional e a melhora da governança.
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