O sarampo, doença grave, extremamente contagiosa e que estava eliminada do Brasil desde 2001, volta a trazer preocupação com centenas de casos, principalmente na região Norte do País. No Grande ABC, embora não haja registros da doença, a vacinação – única forma de prevenção – não atinge a imunização total.
A transmissão do sarampo se dá por gotículas expelidas na fala, tosse ou espirro. A vacina que protege contra a doença é a tríplice viral (que previne ainda contra caxumba e rubéola). O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses de idade e a segunda, aos 15 meses.
No ano passado, em São Bernardo, a cobertura vacinal ficou em 85,96% e em Diadema, 83,3%. As outras cidades não informaram a porcentagem de imunização. Adultos que não foram imunizados na infância podem se vacinar.
A situação preocupa as autoridades médicas, com a possibilidade de propagação da doença. “Quando chegam casos de fora, como vindos da Venezuela, e há pessoas não imunizadas, há o risco de que se alastre”, disse o professor de Infectologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Juvencio Duailibe Furtado.
No Amazonas, o surto, segundo a Vigilância em Saúde, chegou com a entrada de venezuelanos pelo estado de Roraima. Na última quinta-feira (5), um bebê de 7 meses, que não havia tomado a vacina, morreu de complicações do sarampo, em Manaus. Amazonas e Roraima contabilizam cerca de 500 casos confirmados. No Rio Grande do Sul são seis registros, enquanto o Rio de Janeiro investiga quatro casos. “O risco de propagação só será evitado se as pessoas tomarem a vacina”, reforçou o especialista.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Botafogo vence o Palmeiras e abre três pontos de vantagem na liderança do Campeonato Bra...
Marcelo Oliveira apresenta ações e eventos em comemoração ao aniversário de Mauá
Cida Maia celebra assinatura de convênio entre Secretaria de Políticas Públicas para as...
“Ainda Estou Aqui” retoma liderança das bilheterias no Brasil
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...