Cida Maia celebra assinatura de convênio entre Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Mauá e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Por Portal Opinião Pública 28/11/2024 - 15:02 hs

No dia 25 de novembro, mulheres de todo o mundo convocaram atividades para sensibilizar a opinião pública sobre o problema da violência contra a mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), que foram assassinadas em 1981 na República Dominicana. Através da resolução 54/134, em março de 1999, o dia 25 de novembro foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher e, desde então, governos, organizações internacionais e organizações não governamentais são estimuladas a desenvolver ações para o enfrentamento e combate as diversas formas de violência que as mulheres sofrem. 

Em Mauá, o dia 25 de novembro foi lembrado com mais uma importante ação: a assinatura de um convênio inédito com a Defensoria Pública, que irá garantir atendimento jurídico gratuito às mulheres em situação de violência. A atividade contou com a participação do prefeito Marcelo Oliveira, da vice-prefeita Celma Dias, do deputado estadual Rômulo Fernandes, da secretária de Assistência Social, Xênia Díspore e de dezenas de mulheres que celebraram a iniciativa.

Para a vereadora Cida Maia, única representante feminina no Legislativo municipal, que participou e foi homenageada na atividade realizada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da nossa cidade: “toda e qualquer iniciativa que colabore para combater e eliminar a violência contra a mulher merece nosso incentivo e atenção. Queremos que as mulheres mauaenses se sintam seguras, empoderadas e longe da violência. Mas, caso passem por alguma situação de violência, elas precisam saber onde e como podem proceder para denunciar, serem amparadas e recomeçarem a vida longe da situação que estavam”. O evento também relembrou mulheres que marcaram a história na defesa dos direitos femininos em Mauá e celebrou o reconhecimento internacional do SUAMM (Sistema Único de Atenção à Mulher de Mauá), lançado no governo do prefeito Marcelo Oliveira e que será apresentado como modelo de políticas públicas na Cúpula das Mercocidades, na Argentina.