Botafogo vence o Palmeiras e dá passo importante na briga pelo título do Brasileirão

Por Portal Opinião Pública 28/11/2024 - 10:40 hs
Foto: Cesar Greco / Palmeiras / by Canon

Em um jogo com clima de final, o Botafogo atropelou o Palmeiras na noite desta terça-feira (26), em São Paulo, e voltou à liderança do Campeonato Brasileiro. Jogando no Allianz Parque, a equipe carioca venceu o Verdão por 3x1 e abriu três pontos para o rival na disputa do título, restando apenas duas rodadas para cada equipe na competição.

Os dois times foram a campo empatados na tabela com 70 pontos. Porém, o Palmeiras havia tomado a liderança do torneio nos critérios de desempate (possuía 21 vitórias contra 20 do Botafogo). Com isso, o time dirigido por Abel Ferreira poderia até mesmo empatar a partida para manter-se à frente na classificação e depender apenas de suas forças para emplacar o terceiro título nacional consecutivo.

E o Verdão até começou melhor a partida. Aos seis minutos, o Palmeiras criou a primeira chance de perigo. Após cobrança de escanteio de Raphael Veiga, o zagueiro Gustavo Gómez subiu mais do que a zaga botafoguense, mas acabou cabeceando para fora. A equipe paulista seguiu pressionando e finalizou mais duas vezes, aos oito e aos nove minutos, com Veiga e Rony, respectivamente, mas sem tanto perigo para o goleiro John.

Já o Botafogo, que não se sentia muito confortável no jogo, teve uma baixa importante logo aos 10 minutos. O zagueiro angolano Bastos sentiu uma contusão na coxa e precisou ser substituído por Adryelson. Entretanto, o jogo começou a mudar para os cariocas aos 16 minutos, com uma sequência de dois escanteios. Na segunda cobrança de tiro de canto, Alex Telles bateu curto para Almada, que tocou para Gregore, livre dentro da área, abrir o placar. Depois do lance, os palmeirenses reclamaram bastante com o auxiliar pela marcação equivocada de escanteio no lance anterior.

A partir daí, o panorama da partida se alterou completamente. Em busca do empate, o Palmeiras seguiu pressionando e, aos 22, teve sua melhor chance. Após cobrança de lateral para dentro da área, Gómez ajeitou e Rony, mesmo caído, finalizou na trave. A primeira etapa continuou com o Verdão buscando atacar enquanto o Fogão tentava controlar o rival e explorar os contra-ataques. No fim do primeiro tempo, o Palmeiras desperdiçou outra boa chance. Estêvão fez boa jogada pela direita e cruzou para Marcos Rocha cabecear no contrapé de John, que conseguiu esticar o braço e fazer grande defesa para evitar o empate.

Na etapa final, o Palmeiras voltou com Flaco López no lugar de Felipe Anderson. E o argentino, artilheiro da equipe no ano, perdeu uma grande chance aos nove minutos, após ganhar a disputa com Alexander Barboza, mas finalizar fraco para fácil defesa de John. Aos 10, a equipe de Abel Ferreira perdeu outra boa chance, com Rony, que cabeceou para fora após cruzamento de Estêvão.

Aos 16, Abel voltou a mexer no time, colocando Dudu e Maurício nos lugares de Rony e Aníbal Moreno, mas o Palmeiras seguia esbarrando na boa marcação botafoguense. Contudo, aos 23 minutos um lance dentro da área palmeirense mudou os rumos da partida. Após troca de empurrões entre Igor Jesus e Marcos Rocha, o jogador do Palmeiras acabou batendo com a mão no rosto do botafoguense. O árbitro Wilton Pereira Sampaio viu o lance e deu amarelo para Rocha. Porém, o VAR chamou o juiz ao monitor e depois de rever a cena, Sampaio decidiu expulsar o lateral alviverde.

Com um a mais, o Botafogo logo aproveitou a superioridade e ampliou o placar. Após John bater tiro de meta, Igor Jesus ganhou a disputa com Caio Paulista e ajeitou de cabeça para Savarino, que de frente para Weverton não desperdiçou. Na sequência, o Botafogo perdeu duas chances de marcar o terceiro gol, que só veio aos 43 minutos, com uma cabeçada firme de Adryelson, aproveitando cobrança de escanteio de Savarino.

O Palmeiras ainda descontou nos acréscimos com Richard Ríos, em belo chute de fora da área, mas a vitória ficou com o Fogão, que subiu a 73 pontos contra 70 do Verdão.

Nas duas rodadas finais, o Botafogo enfrenta o Internacional – que ainda tem chances de título – em Porto Alegre, e o São Paulo, no Rio de Janeiro, enquanto o Palmeiras vai a Belo Horizonte encarar o Cruzeiro e recebe o Fluminense na última rodada. Para garantir a taça sem depender de outros resultados, o time carioca precisa de uma vitória e um empate. Já o Palmeiras precisa vencer seus dois jogos e torcer por pelo menos uma derrota do Botafogo nas duas partidas.