Vereadora Cida Maia participa de eventos do G20 Social e apresenta moção de aplausos ao evento e também ao CRIA G20

Por Portal Opinião Pública 21/11/2024 - 15:45 hs
Foto: Divulgação

Na sessão da Câmara de Mauá desta terça-feira (19), a vereadora Cida Maia apresentou Moção de Aplausos ao G-20 Social e ao CRIA G20, eventos ocorridos nos dias 14, 15 e 16 de novembro no Rio de Janeiro, os quais esteve presente.

O G20 é um grupo formado por Chefes de Estado, ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países além da União Europeia e União Africana, que trabalha para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento mundial, ao fortalecer o sistema financeiro global e criar oportunidades para que os países discutam suas políticas, colaborem entre si e trabalhem em conjunto com grandes instituições financeiras internacionais. O grupo conta com presidências anuais e rotativas, o que permite que cada país membro tenha a oportunidade de definir prioridades e liderar as discussões de acordo com suas próprias visões e desafios.

Vale destacar que em 1º de dezembro de 2023 o Brasil assumiu pela primeira vez a presidência do G20. O país colocou como prioridades a reforma da governança global, o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões (econômica, social e ambiental) e o combate à fome, pobreza e desigualdade. Para isso, foi proposta a criação de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa liderada pelo Brasil, que visa apoiar políticas eficazes de combate à fome e pobreza ao redor do mundo, com o apoio de recursos financeiros e cooperação técnica.

Com esses indicativos, o governo federal, na gestão do presidente Lula, abre espaço para a sociedade civil ser ouvida no processo de construção das políticas públicas. A determinação é a mesma para a agenda internacional, assim definido o G20 Social foi anunciado pelo presidente Lula na 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do G20. O G20 Social, composto por 13 grupos os quais são: C20 (sociedade civil); T20 (think tanks); Y20 (juventude); W20 (mulheres); L20 (trabalho); U20 (cidades); B20 (business); S20 (ciências); Startup20 (startups); P20 (parlamentos); SAI20 (tribunais de contas); e os mais novos J20 (cortes supremas) e O20 (oceanos), somados também pela primeira vez encontros entre trilhas políticas, trilhas financeiras e os grupos de engajamento abriu espaço para a participação de atores não governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, assim sendo, o momento garantiu as várias colaborações da sociedade civil, as quais foram entregues no final do encontro ao presidente Lula, a fim de serem analisadas e no que couber e houver consenso, incorporadas na Declaração de Líderes. O documento entregue reafirma a necessidade de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com a criação de um fundo específico para financiar políticas públicas e programas de combate à fome, com a defesa da soberania alimentar, o acesso democratizado à terra e à água, e a promoção de uma alimentação saudável para todos.

O CRIA G20 contou com uma programação intensa, com vários debates globais e oficinas práticas, espaço ocupado por líderes sociais, criadores digitais, ativistas e especialistas, que unidos, discutiram temas importantes como a luta contra a fome, a nova arquitetura financeira e o impacto das mudanças climáticas.

Além da apresentação da moção de aplausos, a vereadora Cida Maia parabenizou toda a equipe organizadora e como bem disse o apresentador Muka: “O Brasil não está apenas propondo debates, mas assumindo um papel de liderança na implementação de soluções reais”. E com uma mensagem de união e propósito o CRIA G20 apresenta o Brasil como liderança para um mundo mais justo, sustentável e conectado, visto que ao sediar o evento e apresentar um formato no qual representantes de diversos setores da sociedade civil podem dialogar sobre os problemas e soluções, o Brasil se coloca como se destaca nos temas eixos propostos.