Max Verstappen pode comemorar tetracampeonato neste fim de semana na Fórmula 1

Por Portal Opinião Pública 21/11/2024 - 10:56 hs
Foto: Reprodução / Instagram @maxverstappen1

O holandês Max Verstappen pode conquistar o título mundial da Fórmula 1 neste final de semana, no Grande Prêmio de Las Vegas, antepenúltima etapa do campeonato. Vencedor do GP de São Paulo há duas semanas, o piloto da Red Bull tem 62 pontos de vantagem para seu único concorrente na disputa, o britânico Lando Norris, da McLaren.

Para garantir o tetracampeonato com duas etapas de antecedência, Verstappen pode contar com algumas combinações de resultados. A mais simples delas é terminar a corrida à frente de Norris, o que lhe conferiria, no mínimo, a manutenção dos 62 pontos de vantagem, sendo que restariam apenas 60 pontos em disputa, nos GPs do Catar e de Abu Dhabi, além da prova Sprint no Catar.

Outra possibilidade para que o holandês conquiste o título neste final de semana é o piloto da McLaren terminar a prova em Las Vegas do nono lugar para trás. Desta forma, o britânico conseguiria, no máximo, cortar a diferença para 60 pontos, podendo apenas empatar com Verstappen na classificação, mas sendo superado no número de vitórias.

Entretanto, Verstappen poderá ainda se sagrar tetracampeão mundial caso chegue atrás de Norris na corrida. Neste caso, se o britânico terminar a prova em segundo ou terceiro, o holandês precisaria finalizar o grande prêmio noturno imediatamente atrás do rival e ainda marcar a volta mais rápida, mantendo assim uma diferença de 60 pontos no campeonato. No caso de Norris terminar a prova entre quarto e oitavo, basta ao piloto da Red Bull chegar imediatamente atrás do adversário para comemorar o quarto título na categoria.

O GP de Las Vegas será transmitido para o Brasil na madrugada de sábado para domingo (24), às 3h. 

GP do Canadá muda de data em 2026 

A F-1 anunciou, nesta segunda-feira (18), que o GP do Canadá passará a ser disputado em maio, a partir de 2026. O intuito da mudança é reduzir o número de viagens intercontinentais da categoria.

Tradicionalmente realizada no mês de junho, a etapa canadense passará a ocorrer logo após o GP de Miami, nos Estados Unidos. Desta maneira, a categoria não teria de fazer uma viagem extra à América em meio a disputa das provas na Europa, como vem acontecendo para a disputa da corrida no circuito Gilles Villeneuve.

A alteração também coincide com a mudança no GP de Mônaco, que recentemente renovou seu contrato com a F-1 até 2031. A prova no principado, que ocorria no último fim de semana de maio – coincidindo com as 500 Milhas de Indianápolis e as 600 Milhas de Daytona, tradicionais corridas da Indy e da Nascar, respectivamente – passará a ser disputada na primeira semana de junho, também a partir de 2026.