Saúde: Brasil volta a receber certificação de país livre do sarampo

Por Portal Opinião Pública 14/11/2024 - 13:00 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

O Brasil recebeu, nesta terça-feira (12), a recertificação de país livre do sarampo, dada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). A certificação, entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à ministra da Saúde, Nísia Trindade, recolocam o país na lista dos países da América que não possuem a circulação endêmica do vírus do sarampo.

Em 2016, o Brasil já havia recebido este certificado. Porém, o status acabou sendo perdido em 2018, devido à baixa cobertura vacinal e ao fluxo migratório de países vizinhos, que permitiu o retorno da doença em níveis endêmicos. Entre 2018 e 2022, 39.779 casos de sarampo foram registrados na nação.

De acordo com o Ministério da Saúde, no último ano foram investidos mais de R$ 700 milhões em ações para eliminar doenças no país. Além disso, houve o reforço do PNI (Programa Nacional de Imunizações) e o lançamento do “Movimento Nacional pela Vacinação”, que contribuíram para o controle do sarampo.

Para recuperar o certificado, o país precisa provar que não houve transmissão do vírus do sarampo em seu território por um ano, além de fortalecer seus programas de vacinação.