Educação: prazo para pedidos de reaplicação do ENEM se encerra nesta sexta-feira

Por Portal Opinião Pública 14/11/2024 - 11:02 hs
Foto: Shutterstock

Termina nesta sexta-feira (15), o período para que os candidatos solicitem a reaplicação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), poderão fazer o pedido os estudantes que enfrentaram problemas logísticos ou foram acometidos por doenças, e não puderam comparecer a um dos dois domingos (3 e 10 de novembro) no qual a prova foi aplicada.

São considerados prejudicados por problemas de infraestrutura e logística os candidatos que tiveram sido afetados por situações como “comprometimento da infraestrutura”, “falta de energia elétrica no local de prova” ou “erro de aplicação”.

Já os candidatos que faltaram ao exame por motivos de saúde são os que apresentaram sintoma de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, como Covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela. 

Segundo o MEC, os estudantes que alegarem terem sido acometidos por doenças infectocontagiosas precisarão adicionar aos pedidos de reaplicação documentos comprobatórios, que serão analisados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) individualmente. Já quem relatar problemas logísticos, terá suas solicitações analisadas pela entidade de acordo com as intercorrências registradas. 

A reaplicação das provas do ENEM está marcada para acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro.