Vini Jr. é desbancado por Rodri e fica em segundo lugar no prêmio “Bola do Ouro”

Por Portal Opinião Pública 31/10/2024 - 10:38 hs
Foto: Reprodução / UEFA

Não foi desta vez que o Brasil voltou a ter um vencedor da “Bola de Ouro”, prestigiada premiação entregue pela revista “France Football” ao melhor jogador da temporada na Europa. Considerado por muitos o favorito a ficar com a taça, o atacante do Real Madrid Vinicius Júnior acabou em segundo lugar na votação, atrás do volante espanhol Rodri, eleito o melhor jogador da temporada.

Atualmente afastado dos gramados devido a uma lesão ligamentar no joelho, Rodri é um dos principais jogadores do Manchester City, tendo sido campeão inglês na última temporada. O meio-campista também foi campeão da Eurocopa com a Espanha, além de ter sido eleito o melhor jogador da competição.

Já Vini Jr., único brasileiro na lista, foi campeão espanhol e da Liga dos Campeões, fazendo um dos gols madridistas na final diante do Borussia Dortmund. O atacante não compareceu à premiação após o Real Madrid proibir seus jogadores de irem ao evento.

A equipe espanhola acabou sendo premiada como equipe do ano, e foi a que teve o maior número de representantes na lista dos 30 melhores jogadores. Além de Vini Jr., Jude Bellingham (3º), Dani Carvajal (4º), Tony Kroos (9º), que se aposentou ao fim da última temporada, Federico Valverde (17º) e Antonio Rudiger (22º), estiveram na lista, além do francês Kylian Mbappé (6º), que atualmente defende o clube merengue, mas que na última temporada estava no Paris Saint-Germain.

As demais premiações também foram dominadas pelos espanhóis, que além de terem o melhor jogador e o melhor time, também viram a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, conquistar o prêmio de melhor jogadora do mundo pela segunda vez, e o jovem Lamine Yamal, também do Barça, levar o prêmio Kopa, dado ao jogador jovem do ano. O italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, ficou com o prêmio de melhor treinador, enquanto o argentino Emiliano Martínez foi eleito o melhor goleiro.

Entre os brasileiros, destaque para as jogadoras Gabi Portilho, do Corinthians, e Tarciane, atualmente no Houston Dash, mas que teve passagem recente pelo Timão, que ficaram em 18º e 23º lugares, respectivamente, na eleição de melhores jogadoras do ano. Já o treinador da seleção brasileira, Arthur Elias, foi eleito como terceiro melhor técnico do futebol feminino no ano, atrás de Emma Hayes, do Chelsea e dos Estados Unidos, e Jonathan Giraldez, do Barcelona. 

Veja a lista com os 30 finalistas da Bola de Ouro 

1º. Rodri (Manchester City/Espanha)

2º. Vini Jr. (Real Madrid/Brasil)

3º. Jude Bellingham (Real Madrid/Inglaterra)

4º. Dani Carvajal (Real Madrid/Espanha)

5º. Erling Haaland (Manchester City/Noruega)

6º. Kyllian Mbappé (PSG/Real Madrid/França)

7º. Lautaro Martínez (Inter de Milão/Argentina)

8º. Lamine Yamal (Barcelona/Espanha)

9º. Toni Kroos (Real Madrid/Alemanha)

10º. Harry Kane (Bayern/Inglaterra)

11º. Phil Foden (Manchester City/Inglaterra)

12º. Florian Wirtz (Bayer Leverkusen/Alemanha)

13º. Dani Olmo (RB Leipzig/Barcelona/Espanha)

14º. Ademola Lookman (Atalanta/Nigéria)

15º. Nico Williams (Athletic Bilbao/Espanha)

16º. Granit Xhaka (Bayer Leverkusen/Suíça)

17º. Federico Valverde (Real Madrid/Uruguai)

18º. Emiliano Martínez (Aston Villa/Argentina)

19º. Martin Odegaard (Arsenal/Noruega)

20º. Hakan Çalhanoglu (Inter de Milão/Turquia)

21º. Bukayo Saka (Arsenal/Inglaterra)

22º. Antonio Rüdiger (Real Madrid/Alemanha)

23º. Rúben Dias (Manchester City/Portugal)

24º. William Saliba (Arsenal/França)

25º. Cole Palmer (Chelsea/Inglaterra)

26º. Declan Rice (Arsenal/Inglaterra)

27º. Vitinha (PSG/Portugal)

28º. Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen/Espanha)

29º. Artem Dovbyk (Girona/Roma/Ucrânia)

29º. Matts Hummels (Borussia Dortmund/Roma/Alemanha)