Prefeito Tortorello, uma lenda que governou São Caetano do Sul!

Por Portal Opinião Pública 24/10/2024 - 16:49 hs
Foto: Divulgação

Valter Carriel

Enviado Especial para o Jornal Opinião Pública

A cidade de São Caetano do Sul é reconhecida em função de números invejáveis relacionados a sua infraestrutura e a qualidade de vida das pessoas.

Para que as coisas possam funcionar é essencial que exista uma sociedade civil organizada e governos que atendam as demandas sociais nas diferentes áreas das políticas públicas, seja a educação, a saúde e todas as outras.

É um fato que Luiz Tortorello marcou de maneira extremamente positiva São Caetano e o Grande ABC e depois de vinte anos de seu passamento os professores Edgar Nóbrega e Marcos Antonio Biffi escreveram uma biografia, autorizada pela família que marca uma justa homenagem.

Quando cheguei no local do lançamento da biografia, na noite do último dia 17 no Espaço Sete Mares, fui tomado de um enorme sentimento de saudade e emoção, era como se o Dr. Luiz estivesse presente.

Encontrei o grande amigo Dr. Pádua, querido irmão do biografado e seus filhos, Marta, Angélica, Marquinho e Luizinho.

A linda festa organizada pela Editora Novos Horizontes marcou com enorme sofisticação a biografia de um grande homem público que governou São Caetano do Sul por três mandatos e que infelizmente se foi de maneira precoce.

Uma noite repleta de brilho e emoção que marcou o sentido de felicidade, coisa do Dr. Luiz.

Conversei com os autores da obra, o Marcos Antonio Biffi e Edgar Nóbrega. O primeiro destacou que “Era necessário uma biografia do Tortorello para que o legado de sua obra seja imortalizado” e o segundo destacou: “Tortorello era um governante equilibrado e sua ausência faz muita falta neste nosso Brasil de conflitos e intransigências”.

O que chamou a minha atenção e de todos os quase trezentos presentes ao grande evento foram as 517 páginas da biografia, livro gigante organizado em oito capítulos, segundo Edgar Nóbrega “para fortalecer a ideia de um legado infinito, homenagem produzida para as lendas da sociedade”.

Tenho certeza que o livro homenageou de maneira digna a história do Dr. Luiz e espero que cada uma das páginas possa estimular especialmente aos jovens para que os exemplos sejam retomados e nunca sejam esquecidos.