Surfe: Brasil garante 11 surfistas na WSL em 2025

Por Portal Opinião Pública 17/10/2024 - 12:56 hs
Foto: Divulgação

O Brasil terá 11 surfistas na elite da WSL (Liga Mundial de Surfe, na sigla em inglês) em 2025. O último a garantir sua vaga na principal divisão do surfe do próximo ano foi Edgard Groggia, por meio da Challenger Series, que funciona como divisão de acesso. Nesta quarta-feira (16), o surfista de 28 anos acabou sendo beneficiado pela queda de outro brasileiro, Mateus Herdy, que ainda tinha chances de chegar à elite, mas foi eliminado nas quartas de final da etapa de Saquarema.

Além de Groggia, outros cinco surfistas brasileiros conseguiram vaga para a elite via Challenger Series: Samuel Pupo, Ian Gouveia, Alejo Muniz, Miguel Pupo e Deivid Silva. Com os resultados, o Brasil empata com seu recorde histórico de atletas na divisão principal da WSL, com 11 no total.

Já estavam garantidos no campeonato de 2025 o atual vice-campeão mundial e dono de um título e uma medalha de ouro olímpica, Italo Ferreira; o tricampeão mundial Gabriel Medina; o bicampeão do mundo Filipe Toledo, o Filipinho; João Chianca, o Chumbinho; e Yago Dora.

No feminino, entretanto, apenas Tatiana Weston-Webb representará o país na divisão principal, uma vez que as surfistas Luana Silva e Sophia Medina não conquistaram vagas via divisão de acesso.