Palmeiras bate o Cruzeiro e conquista o tricampeonato brasileiro sub-20

Por Portal Opinião Pública 03/10/2024 - 12:49 hs
Foto: Fabio Menotti / Palmeiras / by Canon

O Palmeiras conquistou, nesta segunda-feira (30), o seu terceiro título do Campeonato Brasileiro sub-20. Jogando no Allianz Parque, a equipe comandada por Lucas Andrade bateu o Cruzeiro por 3 a 0, com gols de Rafael Coutinho (duas vezes) e Alan para ficar com a taça, após empate por 2 a 2 no jogo de ida, em Minas Gerais. Agora, a equipe alviverde é isoladamente a maior campeã da competição, que chegou a sua décima edição.

Com boa presença de público – cerca de 23 mil torcedores acompanharam a partida no Allianz Parque – e sob os olhares de Abel Ferreira, treinador da equipe profissional, o Palmeiras dominou a partida desde o início, criando boas chances de abrir o placar com Arthur, Thallys e Riquelmi Fillipi. Já o Cruzeiro apostava nos contra-ataques para tentar assustar.

Pressionando os rivais no campo de ataque, o Verdão conseguiu chegar ao primeiro gol aos 37 minutos da etapa inicial. Após roubada de bola no campo de ataque, Luighi tocou para Alan que, da meia-lua, chutou colocado para vencer o goleiro Otávio.

Seis minutos depois, o Palmeiras ampliou a vantagem no confronto, com Rafael Coutinho, que subiu mais do que a zaga cruzeirense para escorar uma cobrança de escanteio para o fundo do gol.

Mesmo com o placar favorável, o Verdão seguiu pressionando os meninos da Raposa na etapa complementar, criando as melhores oportunidades de gol. E o terceiro tento veio novamente com Rafael Coutinho, mais uma vez aproveitando cobrança de escanteio para cabecear para o gol e dar números finais à partida.

Com o título, o Palmeiras se classificou para a Libertadores Sub-20 de 2025 e se isolou como maior campeão da categoria desde 2015, ano em que a competição começou a ser disputada, com três títulos (2018, 2022 e 2024). O Verdão também é a única equipe paulista que já ergueu a taça. Os outros campeões brasileiros sub-20 são o Flamengo (2019 e 2023), o Fluminense (2015), o Botafogo (2016), o Cruzeiro (2017), o Atlético Mineiro (2020) e o Internacional (2021).