Brasil bate Ucrânia de virada e vai à final da Copa do Mundo de Futsal

Por Portal Opinião Pública 03/10/2024 - 11:28 hs
Foto: Leto Ribas - CBF / Divulgação
Brasil bate Ucrânia de virada e vai à final da Copa do Mundo de Futsal
Brasil volta à final da Copa do Mundo de Futsal após 12 anos com vitória diante da Ucrânia

A seleção brasileira de futsal sofreu, mas conseguiu garantir sua vaga na final da Copa do Mundo da modalidade, disputada no Uzbequistão. Em um jogo tenso, a equipe comandada por Marquinhos Xavier bateu a Ucrânia, de virada nesta quarta-feira (2), pelo placar de 3x2 e segue viva na busca pelo seu sexto título mundial. A decisão acontece no domingo (6), às 12h (horário de Brasília), contra o vencedor do confronto entre Argentina e França, que acontece nesta quinta (3).

Chegando à semifinal com a melhor campanha da competição, com cinco vitórias, 35 gols marcados e apenas três sofridos, a seleção brasileira dominou boa parte da primeira etapa do confronto, criando as principais chances de gol, enquanto os ucranianos assustavam em rápidas descidas no contra-ataque.

Na metade da primeira etapa, o Brasil chegou a abrir o placar com Lino, aproveitando rebote do goleiro Sukhov. A arbitragem, porém, anulou o lance, entendendo que a bola estava sob domínio do arqueiro ucraniano. A seleção seguiu pressionando os adversários, mas foi a Ucrânia quem marcou primeiro. Quando restavam apenas três minutos para o fim da etapa inicial, Cherniavskyi recebeu a bola, limpou o lance e bateu forte no canto para inaugurar o placar e levar a vantagem para o intervalo.

Em desvantagem, a seleção brasileira voltou pressionando ainda mais logo de início na segunda etapa. E contando com uma grande atuação do capitão Dyego, a equipe virou o jogo em dois minutos. No primeiro gol, o camisa 7 tentou fazer um passe para Rafa, mas contou com a sorte e em um desvio da defesa ucraniana a bola morreu no fundo da rede.

Na sequência, a dupla Dyego e Rafa voltou a funcionar. Após roubada de bola, Rafa cruzou para o capitão, que precisou finalizar duas vezes para vencer o goleiro Sukhov e dar a vantagem à seleção pentacampeã.

Mesmo tomando a virada, os ucranianos não se entregaram e passaram a atacar mais. E a ofensiva deu certo. Faltando 11 minutos para o término do jogo, o Brasil vacilou na saída de bola e depois de linda tabela, Korsun igualou o marcador mais uma vez.

Em diante, o confronto ficou ainda mais tenso. Marquinhos Xavier optou por colocar o goleiro Guitta, buscando ter superioridade diante da Ucrânia, que assustava com saídas rápidas. Porém, faltando quatro minutos para o fim do jogo, os ucranianos fizeram a sexta falta, o que resultou em um tiro direto para o Brasil. Na cobrança, Dyego conseguiu superar o goleiro Sukhov, marcando o terceiro da seleção.

Nos minutos finais, a Ucrânia foi toda ao ataque, em busca de um novo empate, mas a seleção brasileira conseguiu suportar a pressão e garantir sua vaga na final, que não disputa desde 2012, quando bateu a Espanha para conquistar seu quinto título.