Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para primeiro turno das eleições municipais

Por Portal Opinião Pública 26/09/2024 - 12:33 hs
Foto: TRE-PR / Divulgação

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) informou, nesta terça-feira (24), o início do período de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais deste ano. As máquinas começaram a receber os sistemas eleitorais, além dos dados de eleitores e candidatos, nos cartórios e postos de atendimento do estado.

Segundo o tribunal, depois que os equipamentos são carregados com os sistemas utilizados no pleito, eles são lacrados com selos da Casa da Moeda e passam a estar aptos para utilização no dia 6 de outubro, data do 1º turno.

Ainda de acordo com o TRE-SP, as informações são inseridas nos equipamentos por meio de mídias, dispositivos utilizados para carga da urna, ativação de aplicativos, votação e gravação de resultados. Todos os sistemas foram assinados digitalmente e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes da distribuição aos tribunais regionais. Somente na 1ª Zona Eleitoral — Bela Vista, que deu início ao procedimento na manhã de terça, cerca de 600 urnas serão preparadas nos próximos dias. 

O processo de carga e lacração das urnas é público e foi acompanhado pelo juiz titular da 1ª Zona Eleitoral, Antonio Maria Patiño Zorz, o promotor eleitoral Fabiano Augusto Petean, além de jornalistas e cidadãos que estiveram no cartório eleitoral.

“As urnas representam o melhor instrumento do cidadão para exercer o seu voto. A finalidade é dar publicidade à imprensa, aos candidatos e à população em geral de como as informações são inseridas nas urnas. Posteriormente, elas são lacradas, encaminhadas às seções eleitorais para que não sejam violadas”, afirmou o representante do Ministério Público.

O promotor ainda acrescentou que a fiscalização observa a inserção dos dados e a lacração das máquinas. “Temos observado que o cuidado da chefia do cartório é absolutamente extremo com esse processo. Estamos felizes em acompanhar e garantir a lisura da votação. Esse trabalho é feito para que ninguém tenha dúvida de que a urna está em ordem no dia em que for votar”, disse Petean. No estado de São Paulo, 114.740 urnas, incluindo a contingência, passarão pelo processo. Somente na capital, serão cerca de 30 mil equipamentos.