e se eu votasse em mim?

Por Portal Opinião Pública 19/09/2024 - 16:21 hs
Foto: Divulgação

Enrico Pierro

enricopierro.com.br

ano com campanha política é sempre uma baderna. carros de som aos gritos. na rua você precisa desviar de bandeiras balançando alucinadamente, com a pessoa distraída no celular. sem contar aqueles políticos “do povo” que a gente sabe que só comem pastel na feira uma vez a cada 2 ou 4 anos.

mas e se eu fosse candidato? eu votaria em mim? olha que coisa curiosa que eu me peguei pensando? eu não sei, honestamente, se eu seria o modelo ideal de candidato. e você?

se você fosse candidato a vereador, quais seriam as suas propostas? e para prefeito? já parou pra pensar nisso? porque de cor, nós sabemos tudo o que gostaríamos de mudar na nossa sociedade, na nossa rua e etc. mas sabemos de verdade o que faz um vereador? ou um prefeito? a diferença de legislativo, executivo e judiciário?

o vereador é legislativo. ele propõe, cria e regulariza as leis. ele também é responsável por aprovar o que o prefeito quer gastar no ano seguinte. o prefeito precisa mandar para os vereadores o que ele quer gastar, que vão olhar e ver se faz sentido, se vai gastar mais do que pretende ganhar e etc. nesse caso o vereador é a esposa que cuida das contas. o prefeito é o marido que cuida da casa.

o prefeito sim, o poder executivo, o chefão e tal, é que faz as coisas de fato. bom, “faz” talvez seja uma palavra muito forte, principalmente dependendo de onde você mora, mas ele escolhe os secretários que vão cada um cuidar da sua parte e tentar fazer a coisa ir pra frente. eu digo tentar, porque aqui mesmo a coisa só vai para trás.

claro que se eu fosse explicar tudo, você ficaria algumas horas lendo esse texto e nem temos espaço pra isso, mas agora que você já tem uma noção, pelo menos do que é o legislativo ou executivo. você sairia candidato a quê? quais seriam suas propostas? você votaria em você? olha, me desculpa, mas eu ando tão cansado, que eu não votaria em mim. deixa pra próxima eleição. pro próximo cargo. pra um novo estômago, porque esse aqui já anda enjoado demais.