Editorial – Em chamas

Por Portal Opinião Pública 19/09/2024 - 15:30 hs
Foto: Nilmar Lage/Greenpeace/30/08/2022

O Brasil segue em chamas. E não, isso não é uma figura de linguagem. Os incêndios em diversos estados do país continuam a causar inúmeros problemas nas mais diversas partes da nação. E quem sofre com isso, obviamente, é a população.

A necessidade de adoção de medidas que venham a controlar essa situação, antes que ela se torne insustentável, é primordial. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, aqui vão duas informações tenebrosas: no Amazonas, maior estado do país em extensão territorial, mais de 6,7 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo entre 1º de janeiro e 1º de setembro. Essa área equivale, pasmem, a três Sergipes, menor estado em extensão do Brasil. Atualmente, mais de 100 focos de incêndios estão ativos no estado.

Outra informação: entre sábado (14) e terça-feira (17), parte de Brasília ficou coberta por fumaça, decorrente das queimadas que se alastraram pelo Parque Nacional. Muitos moradores precisaram fechar as janelas de suas casas para evitar que a fumaça tomasse conta dos cômodos. O incêndio na região foi controlado, mas causou danos.

Por essa razão é preciso que o Governo Federal aja com maior celeridade. Em reunião entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, foi definido um aporte de mais de R$ 500 milhões para auxiliar no combate às queimadas. Contudo, não basta apenas controlar os incêndios. É necessário, também, evitar que novos focos se iniciem, com fiscalização – para evitar incêndios criminosos – com medidas preventivas e com educação e orientação. Afinal, se destruirmos o meio ambiente estaremos, automaticamente, destruindo nosso próprio futuro.