Médico alerta como a saúde mental pode afetar a pele

Por Portal Opinião Pública 13/09/2024 - 14:43 hs
Foto: Divulgação

A saúde mental também é destaque neste mês de setembro e várias situações, como pressões emocionais e profissionais, depressão e bullying, podem levar uma pessoa a tomar atitudes drásticas. De acordo com o dermatologista Antonio Lui, do Hospital Santa Casa de Mauá, quando esses sentimentos não chegam a casos extremos, seus sinais são refletidos no comportamento e no corpo, indicando que algo não vai bem e precisa ser investigado.

“Podem ocorrer duas situações: na primeira, a doença dermatológica já instalada pode ser a causa do bullying. Em outras, os problemas emocionais desencadeiam ou pioram as patologias na pele. Vale deixar claro que nem todos os problemas de pele são causados por problemas emocionais”, explica o médico.

A saúde mental impacta diretamente no bem-estar e na saúde da pele, já que o maior órgão do corpo humano e o cérebro têm a mesma origem embrionária. Quando há uma situação de estresse, ansiedade ou depressão, o sistema imunológico é ativado e tenta proteger o organismo. Além disso, pode ocorrer o aumento da produção de cortisol, que aumenta os processos inflamatórios. Essas situações abrem as portas para doenças como a acne, a psoríase, as dermatites, rosácea, herpes, alopecia areata, hiperidrose e até o vitiligo. Entre alguns dos sintomas estão a irritação na pele, coceira intensa, vermelhidão ou ardência, falta de ar e insônia.

“A atenção com esses casos precisa ser redobrada e o diagnóstico rápido a fim de garantir o bem-estar do paciente. O tratamento adequado deverá envolver uma equipe multidisciplinar, com medicamentos e terapias. Atualmente, a dermatologia já conta com uma outra especialidade, a psicodermatologia, área que trata das relações entre a pele e a mente.  A melhor alternativa é buscar controlar o estresse por meio de uma vida equilibrada e saudável, com uma boa alimentação, exercícios físicos, momentos de lazer e controle dos hormônios”, orienta o dermatologista Antonio Lui.

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1.374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300.